PÁTRIA AMADA BRASIL!

Home / Poemas e Crônicas / PÁTRIA AMADA BRASIL!
PÁTRIA AMADA BRASIL!

Pátria amada! confesso que vou comemorar.  Paulão colocou uma enorme Bandeira do Brasil, no alto da caixa d’água,  em sua empresa em Ariquemes.  O verde pendão da esperança tremula majestoso. Está faltando patriotismo por aqui. Nos Estados Unidos o cidadão tem orgulho de usar um boné com as cores da bandeira. Paulão me chamou atenção, o que deveria ser uma regra, virou exceção. Vem de dentro mesmo, este apego patriótico. Este amor verdadeiro pela Pátria Amada. Será que o Paulão é mais brasileiro do que nós todos? Aí eu não sei. Só sei dizer que ele hasteou a Bandeira do Brasil na sua empresa. Eu confesso que fiquei admirado.

O amor à pátria pode ser demonstrado de várias maneiras. A Pátria Amada precisa de uma vitamina na veia. Em nossa veia. Porque nós somos a nação brasileira. Não é o Pão de Açúcar, nem a Amazônia, nem Brasília, nem o Pantanal que é a nação brasileira. É o território e o seu povo que constituem a nação. E o seu povo é que dá o colorido especial para a nossa Pátria Amada. Parece que o brasileiro não gosta do Brasil. E fica torcendo para que a inflação suba. Que o Governo da Dilma não dê certo. E quem ganha e quem perde com o fracasso do Governo? Toda Prefeitura deve ter a Bandeira do Brasil hasteada. A delegacia de Polícia. O Destacamento da Polícia Militar. A escola. Os bancos.

Este otimismo é bom. O símbolo da nação hasteado é bom. Não é só futebol que nos une, não! Por sinal, a seleção não vai bem. Já pensou perder para a Argentina de 6 x 1? Quando nem esquecemos os 7 x 1 da Alemanha? foi bom o Paraguai nos desclassificar na Copa América e levar os 6 x 1 da Argentina.  Colocar a Bandeira do Brasil no coração de cada um, de  verdade é muito bom. E deixar a malandragem de lado. A mentira. A sacanagem. Amar o Brasil é ensinar o seu filho a fazer a tarefa da escola. É não jogar lixo na rua. É varrer a porta da sua casa todo dia. É usar o cinto de segurança. É não ficar esfaqueando inocentes na rua.  Não encher a cara de cachaça e dirigir. É trabalhar para sustentar a família. Parar com a vadiagem. E todo mundo ter responsabilidade no trabalho. Não dá para ganhar dinheiro sem trabalhar. E nem enrolar no serviço. Fazer corpo mole e inventar doença, pegar atestado médico e viajar para os banhos e pescarias.

Meu querido país! Vamos ajudar, sim, a construí-lo para ser justo. Para ser de verdade, a nossa Pátria Amada.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.