Não é fácil justificar-se na política, no momento atual, aqui no Brasil. Porque (deve ser) a categoria mais desmoralizada de todas existentes. Vem do meio do povo, uma força nova, que diz e branda, é preciso melhorar. É preciso melhorar o Brasil. É um grito que vem engasgado no peito de todos. O povo quer, mas, não sabe definir bem o que deseja e nem como pode ser feito. A meta é investigar e prender os” poderosos”. Aqui, a palavra “poderosos” traduz todos aqueles que tem qualquer poder. Político ou econômico. Antigamente se chamava de burgueses. É como se diz, o exemplo tem que vir de cima.
A política está numa sinuca de bico. E com certeza haverá uma boa reação com mudanças de leis eleitorais, financiamento de campanha e redução de partidos políticos. No entanto, ainda será pouco. Porque o nosso país deve mudar de mamando a caducando. Porque você pode pegar os” poderosos” e mandar pra cadeia. No entanto, sem foco na educação, visando a melhorar a juventude, para se ter mais tarde cidadãos conscientes e éticos, nada irá se alterar. Cada povo tem o político que merece. O político é a cara do seu povo.
Nós temos um desejo forte pela mudança. Seja qualquer um que esteja no poder. Sempre há falhas. E isto é no mundo inteiro. Bem sabe você, leitor, que o mundo queria a queda do Sadam Hussein no Iraque. Um ditador cruel. Ele caiu. Houve a guerra. Retornou a democracia e hoje o país está pior do que no tempo de Sadam. A mesma coisa no Egito e na Líbia (Kadafi ficou no poder 40 anos), era duro, brigão, mas, segurou o país. E agora, como está a Líbia? Um território sem dono e sem lei. O Estado Islâmico fazendo muito pior do que ele na sua ditadura.
O exercício da política não é fácil. E muita gente, mesmo assim, deseja entrar na política. Veja a quantidade de candidatos que tivemos aqui em Rondônia nas eleições para vereadores e deputados? Com todos os problemas, eu pergunto a vocês – compare Rondônia há 40 anos atrás e responda você mesmo: – melhorou ou não melhorou? Claro que melhorou. E melhorou muito. A quem se deve esta gigantesca melhora? – Primeiro ao povo trabalhador e empreendedor que construiu o Estado no músculo e na coragem. Segundo – os seus governadores, prefeitos, vereadores e as entidades.
Michel Temer disse há poucos dias: “chegou a hora de o Brasil ter políticos a altura dos seus desafios”.
É por isto, que resolvi escrever este artigo, para aqueles que possam ler, ter a mínima gratidão ao Governador Humberto da Silva Guedes e Jorge Teixeira de Oliveira que iniciaram toda esta transformação do nosso Estado. E depois, todos aqueles eleitos democraticamente, sem distinção, cada um fez o melhor de si na sua época. O resultado é este Estado maravilhoso e que vai melhorar ainda mais. Não falo do sofrimento que cada um teve, dos processos que carregam em suas costas, dos inimigos que fizeram – por cima tudo, tem Rondônia, linda e maravilhosa. E eu digo, valeu a pena. E a todos eles, o meu particular reconhecimento.
Deixe seu comentário