Agenda em Brasília (quarta-feira, 12 de junho de 2019)

Agenda em Brasília (quarta-feira, 12 de junho de 2019)

Recebi quatro vereadores de Urupá, Rogério, Marcelinho Elienai e Pedro Cardoso. Todos vieram trazer expedientes. Solicitaram um caminhão de coleta de lixo, uma prancha para transporte de máquinas pesadas, um caminhão basculante, galeria para dois rios, recursos para a educação e saúde, e também pediram apoio para a liberação de todos os projetos que estão inscritos no FNDE, ainda pendentes de análises e liberação.

Na Secretaria Nacional de Habitação, a audiência foi com o secretário executivo, Celso Matsuda. Eu fui acompanhado do deputado Jhony paixão. Nós estamos com um problema em Rondônia que precisa ser resolvido logo.  Alguns conjuntos habitacionais do Programa Minha casa, Minha Vida, em Porto Velho e Ji-Paraná, que, são aqueles administrados pelo Banco do Brasil e estão incompletos. Tem uma parte pronta, e uma parte parada. E com isso as empresas estão abandonando, e tem causado o problema de falta de expectativa e esperança dos beneficiários. E cansando a população, prefeito, o governo do Estado e nós também. Então, agimos para que o Banco do Brasil possa resolver estes impasses.

Estivemos na Secretaria de Vigilância em Saúde  para tratar a respeito da produção e a necessidade de ampliar a distribuição do soro antiofídico em  Rondônia. Eu não fiquei feliz porque a situação é estrutural. Fechamento de laboratórios em Minas e Rio de Janeiro por quebradeira dos estados e a redução da produção em São Paulo, no Instituto Butantã. Então a previsão deles que a produção plena será apenas no ano que vem, mas a partir do mês de julho, segundo o diretor do departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, segundo Júlio Croda, começa a equilibrar. Isso para nós é uma coisa vexatória, desagradável e perigosa e grave.

Vieram ao meu gabinete quatro vereadores de Jaru. Amigos, liderado pelo Chico Baquer (Ademir, Carlinho e Matias do Sindicato). Nós conversamos sobre Jaru. Falamos bastante sobre a cidade que é um exemplo de harmonia entre os poderes. Lá o prefeito e câmara é um exemplo para o estado de Rondônia. Prefeito com uma nova visão de prefeitura, de gestão, e os vereadores trouxeram pleitos normais na área de saúde, na área de educação, na área de máquinas rodoviárias, foram esses os pedidos deles.

O Prefeito Moisés Cavalheiro de Itapuã do Oeste veio com os vereadores Aílton e Ivan. Nós já conversamos muito, já tenho um compromisso com a cidade, o plano de educação e o plano de tecnologia. Ele ontem estava um pouco desanimado. Conseguimos uma indicação de um recurso para o município e ele ficou muito feliz. Valeu a viagem dele aqui a Brasília.

No início da noite recebi o deputado estadual Ismael Crispin. Mais cedo já havia conversado com ele. Estamos trabalhando ações em comum na região dele, principalmente na área de regularização fundiária e crédito fundiário. Esses são os temas dele, além da educação. É um parceiro meu na área de educação na região de São Miguel do Guaporé e Novo Horizonte.

O superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correa, esteve aqui. Foi uma boa audiência. Ele veio mais para conversar, colocar a Sudam à disposição do nosso mandato, para recepcionar as emendas parlamentares para a execução do Estado e tudo que for necessário. Eu também fiz a mesma reciprocidade, colocando o nosso gabinete à disposição dele para encaminhar uma maior autonomia a Sudam, uma maior independência do órgão, para execução orçamentária e de recursos. Hoje a Sudam é muito dependente. O Umbigo da Sudam está ligado à Brasília. Tudo que tem que fazer tem que depender de Brasília. Acho que tem que ter mais autonomia para poder trabalhar os investimentos para poder combater as desigualdades na Amazônia.

Valdemar Camata também esteve comigo nesta quarta-feira. Ele foi presidente do Sebrae em Rondônia, hoje está em São Paulo como consultor. Veio com um representante da embaixada de Angola, veio me visitar. O Camata está fazendo planos de negócios de integração Brasil e os países africanos.

 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.