Não sou de nenhuma ONG (Organização Não Governamental). Não sou de nenhum comitê ambiental. Não sou da Noruega. Não assinei o Acordo de Paris. Não precisa ser “fichado” em nada, para entender que a vida na terra só prosperará com o meio ambiente preservado.
O homem é importante. A lagartixa, borboleta, lobo guará, gato pintado, abelha, veredas e a Amazônia são importantes. As nascentes, os rios, nuvens e a água são essenciais à vida. O peixe, o passarinho, insetos equilibram-se na balança ambiental.
Todo mundo sabe da insanidade do homem. A ganância. A desinformação. A vontade de riqueza a qualquer custo. Tudo isto vai atropelando florestas e ambientes urbanos. O homem não pensa. Não quer pensar. Não quer entender. E vai tocando num impulso o ato criminoso. Não quer entender, que o desenvolvimento, a riqueza, só serão possíveis com a preservação ambiental.
A floresta é fascinante. Um laboratório natural de química orgânica; a fotossíntese. O milagre gratuito da natureza, onde tudo se junta e se transforma: a água, o sol, o gás carbônico e oxigênio. A floresta limpa a atmosfera. E distribui a chuva para outras regiões.
Sobre os nossos ombros está o nosso destino.