Sair da zona de conforto é difícil. Para melhorar a qualidade da educação é preciso coragem. Dar aquela sacolejada forte no pessoal, como se fosse um grande grito: ACORDA!!
A responsabilidade da escola é grande. E cada um deve fazer a sua entrega. O que a escola deve entregar à sociedade brasileira? O aluno com conhecimento, o aluno que entendeu e aprendeu o conteúdo que foi ensinado, o professor que deve ensinar de verdade. Cada profissional deve entregar sua obra. O pedreiro entrega o muro, a casa. O marceneiro deve entregar, bem feito, o guarda-roupa, a cadeira ou a mesa. O professor entrega o aluno que aprendeu.
E isto não é fácil no Brasil. Porque nos acostumamos a entregar o menino que não aprendeu a ler corretamente, a não entender o que leu, a não escrever corretamente ou a não fazer contas adequadamente. Vamos levando a educação como um muro torto, um guarda-roupa sem porta ou uma mesa empenada. E a coisa vai ficando assim mesmo, de qualquer jeito. Meio pronto. E se quiser, é assim. Acabou-se!
Enquanto isto, gasta-se muito dinheiro. Gastar muito dinheiro e não ensinar é uma grande perda de tempo e um imenso desperdício. Talvez seja a mesma coisa, de se pegar todo dinheiro da educação brasileira e fazer uma imensa fogueira de São João. Queimar tudo. E deixar a fumaça subir. E o foguetório pipocar no céu: “Rum, Rum, Rum”. Gungunar. O dinheiro queimado, pelo não ensinado. Como se fosse rima.
Quando se quer, faz. E faz bem feito. Para dirigir uma escola de verdade, coordenar meninos, é preciso ser líder. Aqui ou acolá, dá para mostrar coisa bonita. Não é regra, há exceções de escolas, de gestão e de resultados. A diretora Iran Sandra Marcelino e o vice-diretor, Elias Ferreira da Silva, têm feito a coisa certa, na Escola Alexandre de Gusmão (Nova Brazilândia). O índice de aprovação desta escola em 2016, foi de 99,7%. A evolução do IDEB foi espetacular (7,9). Têm mais escolas boas por aí.
Plano de ação, boas estratégias, auto-estima elevada, envolvimento de todos os professores, ensinar o aluno de verdade, fazer avaliação de desempenho do professor em sala de aula e um ambiente acolhedor, são fatores que influenciam muito na qualidade da aprendizagem.
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