Manias e conselhos

Home / Poemas e Crônicas / Manias e conselhos
Manias e conselhos

Coisa que me deixa incomodado é dar presente. Aniversário. Casamento. Batizado. Amigos de verdade. Eu acho tudo isto muito difícil. De repente, criei pra mim, um mantra para os presentes. Pra tudo dou livro. Criança – livro infantil. Adulto – livro. Qualquer livro, até livro de poesia, que pouca gente lê. Relógio a pessoa já tem. Hoje, ninguém mais precisa de relógio, o celular mostra hora exata. Perfume – aí é um problema sério. Porque fiquei sabendo que o perfume reage com o cheiro da pessoa e pode ser bom ou pode ser ruim. Não sei dar presente. Dou livro. Eu gosto de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Por mim, daria Os Sertões pra todo mundo. Eu gosto de Gabriel Garcia Marques, daria Cem Anos de Solidão para todos. Eu gosto de Manuel de Barros – poeta pantaneiro, Orides Fontella. Aniversário de casamento tem a rotina de um arranjo de flores. Até flores tem o tempo de casamento certo para oferecer. Senão, você vira as costas, e as flores vão para o lixo.

Lá em casa tenho um problema sério. Quando ela (Alice) vai ao salão e retorna, fica rodeando para ver se noto alguma coisa diferente nela. E eu vou tocando a vida, como sempre, olhando o “macro”. Não é que ela seja o “micro”. Mas, quer que veja a cor do esmalte. Se combinou com a pele. Se percebi a nova pintura do cabelo. O aparamento das pontas. E este vestido, você se lembra quando o usei pela primeira vez? Eu falo, você tá linda demais. Mas, não entro nos detalhes. Aí começa a confusão.

Ah! como a medicina preventiva é importante. Como a promoção da saúde é importante. Eu não tenho visto os jovens médicos falando nestas especialidades. Por exemplo, dizer de boca cheia: – sou especialista em medicina preventiva. Sou especialista na promoção da saúde. Eu fui me consultar com um geriatra dias atrás, em Brasília, ele me examinou, olhou os exames, achou tudo normal. E me perguntou – você já tomou a vacina contra herpes zooster? – falei não. Então, agora vai tomar. E a vacina contra a pneumonia pneumocócica? – também não. Então vai tomar. Está fazendo exercícios físicos – eu falei estou. Então, continue. E a alimentação, você é comedor de besteiras? – Respondi não. Ele, então tá bem, comida natural, a comida da vovó, arroz, feijão, salada e nada de enlatados. Tá bem? Respondi – tá bem.

Eu quero lhe perguntar – o que é que você ganha ficar o dia inteiro grudado na TV. Assistindo um mundo de coisa e mudando de canal, comendo pipoca e pastel? Termina o que você aprende na TV é o que tudo mundo aprende também. Então, caro amigo, saia da sala, vá conversar com amigos, vá para uma boa palestra, vá para a igreja orar ou rezar, assista ao show de voz e violão. Visite seus amigos. Encontre com gente na praça. Sente num banco de rua e fique olhando o movimento. Olhe a lua. Converse em voz alta com o céu.  Descanse. Durma no sofá.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.