Nesta terça-feira apresentamos aos parlamentares da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e ao setor produtivo do Estado – FIERO, FECOMERCIO, FAPERON, FACER e SEBRAE, o Projeto de Lei sobre a criação do Consórcio Brasil Central que une Rondônia a outros cinco Estados, com potencialidades e desafios semelhantes. O projeto é um inovador modelo de gestão compartilhada, para colocar em prática a elaboração de propostas em comum entre os membros envolvidos. O consórcio será uma agência de fomento para elaboração de projetos nas áreas do agronegócio, ciência e tecnologia, empreendedorismo e logística, entre outros.
o sucesso desta empreitada passa pelo apoio dos parlamentares estaduais, por isso a criação do consórcio precisa ser aprovado pelas Assembleias Legislativas dos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal.
Audiencia com secretário Vilson Sales, da Sedam, técnicos da secretaria e empresário Walter Rack, sócio da Rical – Rack Indústria e Comércio de Arroz Ltda. Os empresários se propõe a cultivar arroz numa área de 6 mil hectares, no município de Pimenteiras, no sul do Estado. É uma iniciativa que pretende abrir um polo produtivo voltado para o arroz. Uma das metas é fazer com que a produção chegue a 400 mil toneladas ao ano. Atualmente, temos que importar o arroz. Uma das propostas é cultivar, na mesma área, feijão e hortaliças, por exemplo. O projeto é arrojado e vai estimular outras iniciativas semelhantes. Vai fazer bem ao nosso Estado, que precisa ser autossuficiente na produção de alimentos básicos. Mais que isto. Precisamos produzir e vender para os Estados vizinhos.
No início da noite, juntamente com o prefeito Mauro Nazif, assinamos um convênio com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transito (Semtran) e o Estado através da Sesdec. Nosso objetivo é promover o desempenho de atividades de fiscalização de trânsito visando reduzir os acidentes.
A preservação de vidas é a principal motivação da assinatura desse convênio.
O acordo firmado mantém policiais militares nas ruas atuando para reduzir a violência no trânsito, que consequentemente produz vítimas e lotam leitos nos hospitais. Almejamos é que ao final do dia, cada cidadão retorne para sua casa são e salvo, e não seja mais um para incluir nas estatística de acidente de transito na capital.
Reunião do CONDER
Um dos principais itens da pauta da sexta reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) foi a apresentação do projeto de Planejamento Estratégico de Desenvolvimento para o Estado de Rondônia pela Federação das Indústrias (Fiero)que aconteceu também nessa terça-feira, na Escola do Senai, Distrito Industrial de Porto Velho. Se aprovado, vai nortear ações voltadas para o desenvolvimento nos próximos 10 anos. Também foi aprovado a concessão de benefícios fiscais para a empresa PSP – Industria e Comércio, do município de Itapuã do Oeste, que comercializa peixes eviscerados. Outro processo que propunha os mesmos benefícios para outros seis empreendimentos foram retirados da pauta para nova avaliação.