O universo digital é amplo, fantástico. Não é possível saber o que ainda poderá proporcionar no futuro. E o futuro, neste campo, é rapidamente transformado em presente e passado. A internet, hoje, facilita negócios, alcança os locais mais distantes levando educação e saúde, por exemplo. A inclusão digital é uma necessidade da sociedade moderna. Precisa chegar ao cidadão com todas as ferramentas que oferece e produzir benefícios. Em Rondônia temos a rede de fibra ótica que avança para cobrir todo o Estado para oferecer internet de boa qualidade, é a Infovia. É o resultado de conquistas obtidas junto à Eletrobras, que nos atendeu com mais do que pedimos. Mas ainda é necessário levar o sinal digital para localidades distantes, onde as grandes operadoras não vão.
Nesta quarta-feira pouco depois de tratar deste assunto com secretários, recebi representantes de empresas provedoras de internet de todo o estado. Vieram falar do interesse em fazer parceria e levar sinal digital aos locais onde ainda não existe. Se, por um lado, o Estado precisa ampliar a rede para promover a inclusão e favorecer o desenvolvimento, por outro, estas pequenas empresas querem ter maior alcance territorial.
Vieram em boa hora. Há obstáculos legais que precisam ser superados para pôr em prática esta parceria. Como vivemos num tempo em que tudo acontece muito rápido, vamos trabalhar para dar a resposta o mais cedo possível. Já formamos uma comissão para estudar que mecanismos são viáveis para por esta parceria para funcionar. Estou confiante.