Saúde no Estado (Porto Velho, 20 de julho) 

Home / Meu dia / Saúde no Estado (Porto Velho, 20 de julho) 

Reunião com o secretário de saúde_SESAU_20.07.16_Foto_Daiane Mendonça (5)

Quais são os limites da saúde? Este é um questionamento que será feito muitas vezes futuramente. Faltam recursos e cada estado tem que definir qual o seu papel. Os municípios, a quem compete o primeiro atendimento, o atendimento básico, estão com o pires na mão, sem dinheiro.

Reuni a equipe da saúde estadual para tratar disso. O secretário Luiz Eduardo Maiorquim, a secretária adjunta Maria do Socorro, o Yargo Fernandes, diretor do Cero (Centro de Reabilitação de Rondônia) e Maria José, do Samd (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar) participaram da audiência.

A meta está definida e sendo executada. Partimos para fortalecer o atendimento básico. Significa ajudar os municípios. E passamos a centrar força no atendimento de média e alta complexidade, com tudo o que é necessário, este é o papel do estado.

Já temos resultados para serem conferidos. O Hospital João Paulo II melhorou muito em Porto Velho. O Hospital de Extrema faz seu papel direitinho. Mas não podemos fugir da realidade econômica do país. Temos que ser realistas. Os recursos têm que ser bem aplicados.

Teremos novidades no Cero, com sua oficina de próteses, o Samd cresceu muito e terá um lugar para acomodar melhor sua estrutura. Aos poucos estamos redefinindo o papel da saúde na parte que compete ao estado. Estamos aplicando um modelo que está dando certo. Ainda teremos muitas notícias desta área.