Rondônia Segura

Home / Conversa Aberta / Rondônia Segura
Rondônia Segura

Tudo parece longe demais. Tudo parece perdido em nosso país. A confiança nossa em nós mesmos está cada vez menor. Porque esta confiança ainda pode piorar. Basta que se propague que o nosso país não tem jeito. E se todos pensarem que o nosso país não tem jeito, é porque ele não tem jeito mesmo. A partir do momento, que cada cidadão, pelo menos falar – pelo menos, falar bem do nosso Brasil, e outro também, e a coisa ir se propagando, que o Brasil tem jeito, tudo começa a melhorar. Confiança é isto. É acreditar.

O tema de hoje é SEGURANÇA PÚBLICA, que está um horror. Não precisa nem ouvir os noticiários, basta dar uma olhada na cidade. Não há necessidade de  ir longe, para se medir o medo. Siga uma rua, de qualquer bairro, nem olhe se rico ou pobre, e siga em frente, a pé, olhando as casas. Quase todas tem muros altos. Outras tem grades à frente dela. Outras têm cacos de vidro nos muros. As cercas elétricas. As câmeras de vigilância. Os cães de guarda. E pegue uma calculadora, olhe quanto cada família está gastando para cuidar da segurança da sua casa. É muito dinheiro. Não tenho aqui nenhuma pesquisa para mostrar para vocês. Altíssimo.

O Estado já lançou um programa de segurança pública, chamado RONDÔNIA SEGURA, vamos trabalhar sem demagogia, sem sensacionalismo, sem dizer que o governo é bom, que comprou 50 viaturas, ou balas, pistolas, ou fuzis. Nada disto. Este programa será implantado a partir do princípio que segurança é um dever de todos. E queremos compartilhar a melhoria dos indicadores de segurança pública, ano a ano, menores.

Há um chamamento para os comerciantes, para entidades de classe, para as prefeituras. Formar uma corrente de vigilância permanente. Colocar serviços públicos mais eficientes e o uso sistemático da tecnologia para ajudar no monitoramento das ruas e do campo. O Rondônia Segura será monitorado por duas instituições de grande credibilidade nacional e internacional – o PNUD (Programa Das Nações Unidas Para o Desenvolvimento) e a consultoria Macroplan (esta, contratada pelo Consórcio Brasil Central) e vamos trabalhar os dados, as estatísticas e resultados para que a população de Rondônia se sinta mais segura. Primeiro teremos que nos entender bem. Afinar a linguagem. Uma boa comunicação para que possamos ter gradativamente a confiança do cidadão.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.