Estou muito contente com o resultado do balanço da 4ª Rondônia Rural Show. O Padovani e equipe fizeram a prestação de contas do evento hoje. Foram mais de 650 milhões comercializados. Um espetáculo. A presença 350 expositores surpreendeu. E sem nenhum show, sem nenhum artista famoso, mais de 53 mil pessoas foram visitar a feira. Parabéns a toda a equipe organizadora pelo trabalho grandioso que fizeram. A prestação de contas foi uma sucessão de números positivos em todos os quesitos. Não precisa mais palavras, é apenas comemorar, agradecer a todos e estender o convite para 2016. O Desafio agora superar os números de 2015. Com essa equipe, acredito que novos recordes virão.
Hoje também recebi alunos de escolas estaduais que mostram ao país que estamos no caminho certo com as iniciativas na área de educação. São vencedores, que trouxeram o reconhecimento nacional em eventos que participaram milhares de escolas pelo país afora. Os estudantes da escola Ulisses Guimaraes, fizeram bonito em Olinda, no Pernambuco. Lá apresentaram um projeto inédito de nome complexo – Enteroparasitas. Eles capturaram baratas e fizeram análises para provar que elas espalham parasitas no ambiente escolar e, com isto, prejudicam a saúde e o rendimento dos alunos.
Outro grupo de estudantes, da escola Marcelinas, liderados pelo professor de física Antônio de Moura Fé, ganhou o título de campeão nas Olimpíadas de Astrofísica e Astrounáutica, em Barra do Piauí, no Rio de Janeiro. Eles disputaram com estabelecimentos de ensino do Brasil inteiro. Conseguiram alcançar a maior altura com um foguete construído com materiais e regras definidas pela organização. E o vice-campeão também é uma equipe de Rondônia, da Escola Tiradentes, de Jacy- Parana, que em fevereiro completa apenas dois anos de inauguração. Um feito fantástico para os alunos e que merece ser destacado.
Finalmente, outro grupo de alunos da escola Ulisses Guimarães se destacou com o projeto Boca de Lobo Inteligente, que com certeza é o sonho de muitos prefeitos. O protótipo provou a ineficácia das bocas-de-lobo e oferece a vantagem de limpar automaticamente estes sumidouros para evitar alagações. O professor Ederson Rodrigues está bem animado com os avanços do projeto. Estes resultados são motivo de orgulho pelas conquistas, mas são o início de um novo tempo no ensino, pois estes vencedores incentivarão os colegas a buscarem ideias inovadoras que farão bem às suas comunidades. Uno-me a eles nas celebrações.