Consórcio Brasil Central (CBC)
Porto Velho sediou na quinta e na sexta-feira (17 e 18), o 6º Fórum de Governadores do Brasil Central. Foi o último encontro do bloco em 2015. Na reunião em Brasília, no mês de novembro, elegemos o governador de Goiás, Marconi Perillo, como presidente do consórcio , e nessa semana definimos o nome do secretário executivo e os membros para ocupar os demais cargos técnicos do bloco. Rondônia ficou representado no Conselho Consultivo com a aprovação do Presidente da Fiero (Federação das Indústria de Rondônia), Marcelo Tomé.
Temos a intenção de fortalecer o pacto federativo, definir estratégias de desenvolvimento em comum para os estados e redefinir os fundos constitucionais de desenvolvimento do Norte e Centro Oeste, e ainda nos aproximarmos mais, de modo a concentrar poder para a discussão dos temas de interesse mútuo como a eliminação dos gargalos nas áreas logística, infraestrutura e os projetos de fomento para o desenvolvimento regional. Também queremos estabelecer um novo modelo de relação com o governo federal e impedir que as decisões sejam tomadas sem levar em conta as demandas dos estados.
Moradias
Voltamos à Zona Leste de Porto Velho para outra missão gratificante, Inaugurar 448 unidades habitacionais do Residencial Porto Madero III e Porto Madero IV. Os beneficiários, na maioria, são pessoas humildes atingidas pela inundação de 2014, que entrou para a história do nosso Estado. Os apartamentos possuem sala, quarto, cozinha, varanda, tem água encanada, energia, esgoto. Vamos providenciar segurança e demais serviços de cidadania. Outro fato importante, são as prestações baixas dos imóveis.
A ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Gomes, veio para representar a presidente Dilma Rousseff, que também mandou uma mensagem para os contemplados com esta obra. Este é o resultado do trabalho conjunto do Governo Federal, Estado e Município.
Firmei o compromisso de ajudar Porto Velho a se transformar numa capital melhor para morar. Ainda vamos entregar mais unidades habitacionais na Zona Leste, até completar cerca de 4 mil. Serão, pelo menos, 16 mil pessoas mais felizes. Quase uma cidade. Fico feliz por ajudar a realizar o sonho de tantas pessoas. As famílias que receberam os imóveis também serão atendidas com consultoria para que progridam profissionalmente e na educação.