O que se pode esperar de conjunto habitacional, tipo condomínio, quando se entrega a casa para gente pobre sem as mínimas condições de acesso e infraestrutura? E aqui, falo da faixa de renda de até 1600 reais. De idosos, de deficientes físicos, e toda hierarquia social dos mais pobres da cidade de Porto Velho. Ainda pior quando se entrega, dito conjunto de casas, fundos dos Bairros Marianas e Jardim Santana.
E mais ainda com cerca de 4 mil famílias? Porque é muita gente. Ainda não se tem o acesso pavimentado, o entorno arrumado, a vizinhança dignificada com ruas limpas, pavimentadas, iluminadas, com água e esgoto para todos?
Não, não é isto que se tem hoje. A exclusão da pobreza pelo poder público parece um propósito cruel. E daí pra frente, o que se pode esperar deste condomínio? É justamente, o que se está pensando agora, de mais tarde, perder-se o controle e tudo ser assumido e controlado pela desordem.
Mas, é isto que não quero. O Governo federal investe. O programa é maravilhoso. Se o poder local, Governo do Estado e Prefeitura não assumirem o controle do conjunto habitacional ORGULHO DO MADEIRA, oferecendo tudo o que este povo necessita, não iremos melhorar em nada as condições de vida destas famílias. Neste post de hoje, eu me refiro a INFRAESTRUTURA de ruas, iluminação e transporte. A parte do Estado já estamos mobilizados, fazendo a limpeza do entorno e logo a seguir a pavimentação de todas as ruas de acessos aos bairros vizinhos.
É como se diz, se o poder público der aos bairros periféricos o que se oferece ao centro da cidade, os bairros se transformarão também em centros da cidade. E a resposta do povo é a de se sentir dignificado e agradecido e a de ter um comportamento correspondente ao que se oferece. Caso se vire às costas, significará que o poder pública está virando as costas para o ORUGLHO e neste caso permitirá que pequenos grupos do mal assumam o condomínio. O investimento em serviços públicos de qualidade desde a formação destas comunidades, será a base da prosperidade delas.
Deixe seu comentário