Tenho particular implicância com muro em escola. Como péssima impressão com banheiros sujos, sem papel, sem torneira, sem água, sem nada em escolas. Primeiro o MURO. No lugar do muro, um gradil bem feito, com arte e cuidado. É bem mais simpático, porque abre o interior da escola para as pessoas que passam na rua. O muro em si, dá aquela vontade de subir nos calcanhares, ou colocar um toco e subir nele pra ver e outros. Dá oportunidade para baderneiros, de dentro e de fora, saltarem para dentro ou pra fora. Com as grades não. Fica tudo visível e diminui a curiosidade. Tira a impressão de que na escola tem algo proibido. Pelo contrário, todo mundo gostaria de ver uma escola ativa e em movimento. Quem não gosta de ver a meninada correndo e brincando? Depois que deixar a escola aberta aos olhares de quem passa, vem o paisagismo da escola, os gramados, os brinquedos, as quadras, enfim, os arranjos que embelezarão o ambiente e inspirarão respeito e bom gosto aos alunos.
O segundo é o BANHEIRO. Como é que pode uma escola com banheiro esculhambado. Não pode. Porque na escola se ensina os princípios básicos de higiene e dos cuidados. Que adianta na teoria falar sobre a importância de lavar as mãos. E na prática não se ter água e nem sabão? Além de aumentar a possibilidade de transmissão de doenças. Os banheiros limpos, arrumados, chuveiros, sabão. Eu já falei, que dá para se pegar uma garrafa vazia de água mineral ou maior ainda, colocar água e raspar uma barra de sabão de coco, dar uma mexida e deixar ali, dependurada na parede, atada a um arame ou fio, com um buraquinho na tampa. O aluno baldeia a garrafa e borrifa sabão nas mãos. E recomendo papel toalha para enxugá-las. Creio que a melhor aula é a prática. É fazer a coisa acontecer. Como se diz: aprender fazendo. Se querem me agradar, de agora em diante, coloquem em prática estes dois conselhos: sem muro e com água e sabão nos banheiros das escolas.
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