O bloco da crise, que se pode esperar dele?
O que se pode esperar de um bloco que tem a Venezuela como Estado membro?
Por aí se pode ver que o Mercosul não tem futuro. Fiz parte da Comissão Parlamentar do Mercosul, quando fui Deputado Federal, tinha um sonho enorme com este bloco econômico. Mas, com o passar do tempo fui me desencantando com ele. Muito fechado e pouco dado ao livre comércio. Está mais para uma confraria de ideologias de esquerda, hoje em dia, do que a luta de mercadores por espaço no mundo.
E assim não pode continuar.
Bem que lá atrás, Sarney, Alfosín e outros tiveram visões tão bonitas e grandiosas. Mas, tudo foi deturpado por ideologias impraticáveis. E hoje, quando se observa a União Europeia, também vivendo seus momentos difíceis; com certeza, o Brasil deve se abrir, num imenso esforço reformista e de mudança de mentalidade, as suas fronteiras ao livre comércio. Pegar forte e firme para desburocratizar este mundo de normas bobas, que fecham o país aos negócios e ir caminhando para ser um país do mundo comercial.
O Brasil é um país difícil, voltado para dentro de si, protecionista, burocrático, pesado e medroso. Este quase nada de negócios que temos com o mundo, deve-se mais a imensa capacidade empreendedora, de resistência, de teimosia dos nossos empresários, que no peito e na raça entram neste cipoal de arranha-gato e conseguem sair do outro lado, ainda vivos, mas, bem estragados com tantas escoriações. O mundo não se ressentirá se o Brasil não exportar nada. A nossa participação no bolo do comércio exterior, gira em torno de 1%. Pouquíssimo.
Com o tamanho do nosso país, terras férteis e baratas, o Brasil deve se preparar para a grande guerra mundial do comércio. E não precisa inventar a roda. Porque todo mundo sabe o que tem que fazer. Mas, é preciso iniciar na construção da coisa certa, para daqui a dez, vinte ou trinta anos, tudo ser diferente. Porque neste batidão, tudo vai se cronificando, criando casca e fica difícil o remédio fazer efeito.
Se tivesse uma consulta popular, eu votaria sem constrangimento, para tirar deste bloco a Venezuela, não pelo seu povo, mas, pelo seu governo. Eu li dias atrás, que o Presidente Maduro seria a bola da vez para dirigir o Mercosul. Só me faltava esta. Um ditador dirigir um bloco comercial, cujo princípio básico da sua criação é a democracia. Meu Deus do céu.
Deixe seu comentário