A violência no Brasil assusta. Tem hora que penso em não ligar mais a TV. Os noticiários cada vez mais escabrosos. Remetendo o homem brasileiro ao padrão primitivo, tribal. E cada um vai se ajeitando como pode. Subindo muros. Câmeras e cercas elétricas. Portões eletrônicos. A família brasileira está se aprisionando.
E a gente fica esquentando a cabeça. O povo pede justiça. Mais policiamento na rua. Mais armamento. Mais cadeia. Penas mais duras. E vai se formando um ciclo perene da criminalidade. Alguns presos, outros assassinados e outros vindo atrás ocupando os mesmos lugares.
Será que o Brasil tem jeito?
Não se pode perder a esperança. E por aqui, vamos inventando coisas, mexendo daqui e dali, na convicção de que estamos no caminho certo. Como se diz, pensamento positivo. Devemos mudar hábitos, até mesmo dentro de casa, usando palavras de paz, ao invés de gritos e safanões.
A Espanha mudou a forma de fazer policiamento e vem experimentando bons resultados. Um conceito simples e transformador: promover a paz social através de mecanismos pacificadores.
Os policiais, pacificadores sociais, assumem a responsabilidade de auxiliar a sociedade a resolver seus conflitos, através da medicação policial.
Uma importante ferramenta no combate aos índices de violência, uma vez que a maioria dos crimes são precedidos de pequenos, médios e grandes conflitos.
Além de restabelecer o diálogo e devolver as pessoas a autonomia da solução dos seus problemas, a mediação restaura relações, aproxima a policia do cidadão e expande uma filosofia de cultura da paz.
Isso não significa que a policia perdeu ou diminuiu seu poder reativo, apenas passou a priorizar os mecanismos pacificadores para manter a paz social.
Com isto, a cidade de Vila Real – na Espanha, onde nasceu o projeto, diminuiu a quase zero os índices de criminalidade e vem sendo cada vez mais procurada por vários países para ensinar essa nova forma de fazer policiamento.
Alguns de seus policiais, já escrevem livros sobre o assunto e viraram palestrantes internacionais sobre o tema. O Governo de Rondônia está promovendo o curso de mediação policial para mais de 100 profissionais da área de segurança pública, uma tentativa de experimentar, essa nova ferramenta (com sucesso comprovado) no combate a criminalidade.
Tudo vale a pena.
(este post foi escrit, em parceria, com a Capitã Adma Levino)
Deixe seu comentário