Nesses quatro dias da Rondônia Rural Show estou despachando em Ji-Paraná. O comando administrativo do Governo do Estado está concentrado em Ji-Paraná. Ficaremos no Parque de exposições Hermínio Victoreli até o último dia do evento, dia 30, sábado, participo de reuniões, assino convênios, efetuo ordens de serviço, recepciono ministros, expositores, empresários rurais e não rurais e representantes diplomáticos de vários países interessados em conhecer as potencialidades de Rondônia.
Parque Paineiras
Nestes dias também inauguro obras, como por exemplo, o Parque Paineiras que entregamos hoje à população de Ji-Paraná. O Parque Paineiras faz parte do projeto Canais da Cidadania que estamos implantado em 16 cidades do Estado. Este Parque possui 33 mil metros quadrados de extensão, destes, 930 são de construções. O projeto contempla drenagem na extensão do Igarapé Pintado com oito galerias de concretos. Este Parque muda para melhor a vida dos moradores do Bairro Nova Brasília e circunvizinhos.
Agroindústrias
Ainda aproveitei o dia para visitar os estandes das agroindústrias e conversar com os expositores. Encontrei muitos amigos. Das mais de quinhentas agroindústrias regularizadas que trabalham em regime familiar em Rondônia, 100 foram escolhidas para expor seus produtos no Rondônia Rural Show. Como é bom ouvir os relatos de sucesso desses empreendedores. O Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado (Prove) foi implantado no nosso Governo com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar seus produtos sem intermediários. A legalização das agroindústrias tem contribuído muito para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Ao agregar valor à matéria-prima o produtor familiar, além de gerar renda, fixa o homem no campo com qualidade de vida.
Outra importante ação desta quinta-feira feira foi a entrega de implementos agrícolas, tratores, caminhões e maquinários às 52 associações de produtores rurais rondonienses – Esse incentivo viabiliza melhores condições de trabalho e auxilia os produtores no escoamento da produção no campo e beneficiará centenas de pequenos agricultores. Os valores ultrapassaram quatro milhões de reais.
Na ocasião ainda assinamos juntamente com o diretor regional Ceplac, Wellington Rocha um termo de acordo do Ministério da Agricultura colocando a instituição à disposição do Governo do Estado para desenvolvermos um trabalho conjunto com os produtores de cacau do Estado.