Guajará Mirim, a Pérola do Mamoré, precisa ser recompensada pelo muito que representa para todos nós ao preservar 93% de suas florestas. É isto que faz falta ao mundo. Ambiente saudável. É isto que as potências que mais causam danos ao planeta discutem na COP 21, que acontece em Paris. Precisamos oferecer a esta população mecanismos para que se desenvolvam de maneira sustentável e mantenham as florestas intactas.
Temos muitas ideias e propostas, mas a burocracia emperra. HÁ SOLUÇÃO. E a maior prova é que os povos da fronteira já fazem intercambio informal sem se importar com as barreiras. Eles compram, vendem, fazem um comércio livre sem se importar com o que as leis dizem. Devemos proporcionar muito mais aos nossos municípios de fronteira. Pode ser que as soluções propostas no do XV Encontro dos membros do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro) não aconteçam agora, por conta da crise econômica e política do país. Mas é melhor planejar agora.
Na visita ao município aproveitamos para entregar à população o Centro de Videomonitoramento de Fronteira, resultado de convênio com o governo federal. Com isto, a cidade será mais fiscalizada e a PM não vai precisar se sacrificar tanto. E há outras formas de utilização do sistema, para o bem de todos.
Na oportunidade, ainda inauguramos a nova sede da Agencia de Rendas, da Secretaria de Estado de Finanças. É Mais conforto para o contribuinte e para os servidores. Parabéns, Guajará-Mirim por mais essa conquista.