Esporte por toda parte

Home / Conversa Aberta / Esporte por toda parte
Esporte por toda parte

Hoje, é dia 7 de setembro. E me deu vontade de escrever alguma coisa de patriótico, assim, como salvar a nossa juventude, uma coisa qualquer, que pudesse servir de rumo para o nosso Brasil, varonil, Pátria Amada. E só me veio à cabeça, falar do presente e do futuro, um patriótico mais agora e menos passado, e vamos lá: –

As OLIMPÍADAS no Brasil trouxeram belos exemplos de superação.  Gente pobre, com imenso esforço, muito treino, que de repente, ficou famosa, e, que servirá de bom exemplo, para suas comunidades.

A vida é uma bola e a bola a virtude. Como os pássaros em bando se orientam. Num salto, golpe, tiro, a lâmina da espada, arte. Sabedoria é passar o bastão pra frente. Moldar o ferro quente, resiliência. O jovem tem a capacidade de ser resiliente.

Nem sabe você,  como o esporte promove o indivíduo, em todos os sentidos. Como posso apontar,  promove no jovem maior senso de responsabilidade, controle, disciplina, ordem e desenvolvimento pessoal. A vida de boas relações, autocontrole e de agrupamento saudável.

O jovem que pratica esporte, em maioria, não fuma e nem faz uso bebidas alcoólicas, nem drogas ilícitas. Além de ser mais dedicado aos estudos.

Nas cidades rondonienses existem: –  campos de futebol e quadras poliesportivas suficientes, para um fantástico programa de educação para o esporte. Estas quadras estão nas escolas públicas, privadas, clubes e entidades religiosas.

Podem ser usadas (as quadras) nas escolas, fora do período de aulas, fins de semana e feriados.  E boas parcerias com a iniciativa privada e entidades. A abertura de suas portas, para chamar para dentro, a juventude próxima delas, além dos próprios alunos fora do turno de aulas.

Estas quadras e campos podem ficar abertos até à meia noite, todos os dias.

Tudo bem coordenado pelas prefeituras, com apoio do Estado. Este programa, além do mais,  exercita a prevenção contra a violência de uma forma geral. Está faltando vontade de fazer, criatividade e inovação nos velhos hábitos. É parar para pensar. Com pouco dinheiro se fará muito.

Além de tudo que falei, ainda acrescento a importância do esporte na saúde e na boa forma. Tudo isto pode ser praticado como política juventude nas secretarias de educação e esporte. É uma grande política para o nosso país.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.