ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

Home / Blog do Confúcio / ECONOMIA DE ENERGIA ELÉTRICA

Um bom negócio é economizar energia. O Governo de Rondônia, paga a conta de eneregia, de todos os seus prédios,  por débito automático. É o único Estado da federação que faz isto. Tem lado bom e o ruim. O ruim é que todas as contas devem ser revisados pelo Governo. E aquela que vier errada, deve ser pedida a reparação. Isto temos feito. O lado bom é que não recebemos multas e nem cortes. O melhor de todos é fazer o que estamos fazendo – ECONOMIZAR ENERGIA.  Este programa não está ainda plenamente implantado. Porque deve ser um método a ser seguido por todo mundo. Escolas, hospitais, prédios públicos em geral,  palácio do governo, Idaron, Emater, Sedam, CMR, Caerd. DETRAN, Enfim todos. eficiencia energética

Como é que se economiza energia?

A Eletrobrás tem programas especiais de computadores que acompanha passo-a-passo e com metas definidas o consumo de energia. A escola deve ensinar os alunos, os alunos ensinam os pais em casa. E se torna um programa interessante de economia de dinheiro e de energia. Eu fiz uma provocação a todos hoje, o dinheiro economizado, por uma delegacia de polícia, um quartel ou destacamento será devolvido aquela unidade para ser investido nela, naquilo que tiver precisando. Veja bem como o negócio é bom para todos. Ou vou chamar este modelo de BÔNUS ENERGIA ou PRÊMIO ENERGIA. 

Muito bem, para que tudo isto aconteça, cada Secretário, Superintendente, Chefe de Repartição, Diretor de Presídio, de Escola, de Hospital deve procurar a SUGESPE no Palácio Rio Madeira, com Isis, Tiago Santos ou Mineirinho. E outros engenheiros eletricistas do Estado. A Eletrobrás ajuda com engenheiros, treinamento e acompanhamento do programa. 

Nem vou mandar oficio para a CASA CIVIL do Governo, Emerson Castro, para que possa produzir a Projeto de Lei criando o Bônus Energia ou como queira – PRÊMIO ENERGIA, de forma que o dinheiro economizado, irá para a unidade que fez o dever de casa.  E quando se economiza energia, o Governo deixa de construir usinas hidrelétricas ou gastos com as usinas térmicas que são caras. Quando fui Prefeito de Ariquemes ganhei o Prêmio de Prefeito Eficiente no Gasto de Energia Elétrica, o Presidente Lula nos deu como prêmio uma viagem a Dubay. Está vendo aí, como valeu a pena?

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.