1. DIA DAS MÃES – vou dedicar pequenos trechos, poemas e crônicas, para todas as mães do mundo. Principalmente, as mães que morreram com seus filhos, nas travessias do Mar Mediterrâneo, recentemente, fugindo do sofrimento e perseguição das guerras africanas.
2. (PUXÃO DE ORELHA DE MÃE, JURO NÃO DÓI) – /’Fosse eu Rei do Mundo, baixava uma lei: Mãe não morre nunca, mãe ficará sempre – junto de seu filho e ele, velho embora, será pequenino feito grão de milho. (Carlos Drummond de Andrade)”
3. (A GENTE SEMPRE FALA – QUE SAUDADE DA COMIDINHA DA MINHA MÃE) “Palavra tão pequenina, Bem sabem os lábios meus , Que és do tamanho do CÉU, E apenas menor que Deus! (Mário Quintana)”
4. (MENINO VAI TOMAR BANHO, EU JÁ TE FALEI!, QUEM NUNCA OUVIU ISTO?) “Beleza divina, é ter o ventre abençoado, para receber com todo amor , o filho que será gerado. (Sammantha Golçalves)”
5. (ESTÁ NA HORA DO ALMOÇO, EU SÓ CHAMO UMA VEZ) “Minha, minha mãe, eu tenho medo. Tenho medo da vida, minha mãe. Canta a doce cantiga que cantavas, Quando eu corria doido ao teu regaço, Com medo dos fantasmas do telhado. Nina o meu sono cheio de inquietude, Batendo de levinho no meu braço, Que estou com medo…(Vinicus de Moraes)”
6.(MEU FILHO ACORDA, ESTÁ NA HORA DA ESCOLA) ” Que pretendes, mulher? Independência, igualdade de condições… Empregos fora do lar? És superior àqueles, que procuras imitar. Tens o dom divino de ser mãe. Em ti está presente a humanidade. (Cora Coralina)”
7. (ESTA PALMADA É PARA VOCÊ CRIAR VERGONHA NA CARA) “A mãe reparou que o menino/ gostava mais do vazio/ do que do cheio. Falava que os vazios são maiores e até infinitos. (Manoel de Barros)”
8.(MEU FILHO LEVE ESTE BOLO PRA SUA VÓ E VOLTE LOGO) Minha mãe sempre diz:Não há dor que dure para sempre! Tudo é vário.Temporário.Efêmero.Nunca somos,sempre estamos! E apesar de saber de tudo isso.Porque algumas dores duram tanto? Porque alguns sentimentos(diga-se de passagem os mais ridículos) demoram tanto a passar? (Chico Buarque)
9. (VAMOS REZAR: COM DEUS EU ME DEITO, COM DEUS EU ME LEVANTO, COM A GRAÇA DE DEUS E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO) ” Que me leve consigo, adormecido, Ao passar pelo sítio mais sombrio… Me banhe e lave a alma lá no rio, Da clara luz do seu olhar querido. (Antero do Quental)”
10. (AH! MEU DEUS DO CÉU,ESTOU VENDO MINHA COSTURANDO E BORDANDO ATÉ TARDE DA NOITE, TINHA QUE ENTREGAR A ENCOMENDA NO DIA SEGUINTE) – Bem, vou parar por aqui. Daqui a pouco, Alice e eu iremos abraçar nossas mães no cemitério de Ariquemes. As duas estão juntas no mesmo túmulo. Não vou levar flores. Nem velas. Vou apenas chorar. Bença mãe.
Deixe seu comentário