DOMINGUEIRAS 17 (maio de 2015)

Home / Blog do Confúcio / DOMINGUEIRAS 17 (maio de 2015)
  1. Avanços no Hospital de Base:  ontem, foi realizada a primeira cirurgia urológica, nefrolitotripsia percutânea pelo Dr. Sid  Scarpa.  Mesmo que seja comum noutros lugares.  No serviço público, em Rondônia, é o primeiro. Dá para comemorar. 
  2. Para que a Urologia avançasse no HB precisou de investimento de mais de dois milhões de reais, em equipamentos e insumos. O equipamento tem usos múltiplos para outras especialialidades, incluindo em oftalmologia (retina).aparelhourologia
  3. O Hospital de Base (HB) em nosso Governo está preparado para transplante de rim, córnea, cirurgia bariátrica (que breve iniciaremos agendamento), além do que já fazia, procedimentos cardiológicos.
  4. Olhando para trás, é visível  o avanço da saúde pública em Rondônia. Agora, com dois Pronto Socorros (João Paulo II e Heuro Cacoal). O Estado separado em duas partes. De Cacoal pra baixo e para cima. Os pacientes serão atendidos mais perto de casa. 
  5. Este mandato convido as entidades para estarem perto do Governo. Primeiro para ajudar a governar. Segundo para ajudar a fiscalizar. Bem aberto, para a imprensa, sindicatos, associações, organizações não governamentais. É muiito importante este relacionamento. Não para calar ninguém. Mas, para que Rondônia se torne cada vez mais transparente.
  6. No meu discurso de posse eu disse:  o remédio para combater desmando é TRANSPARÊNCIA E SIMPLIFICAÇÃO. 
  7. A Secretaria de Saúde deve trabalhar de agora em diante, com treinamentos para as regionais de saúde. Que devem subir degraus em suas competências, para fiscalizarem os serviços básicos, essencialmente, nos municípios. Em parceria com as prefeituras. Foco:  melhorar o desempenho das equipes saúde da família.
  8. Se cuidarmos bem dos nossos idosos, doenças crônicas (hipertensão, diabetes e reumatismos), crianças, gestantes os municípios estarão contribuindo e muito para melhoria da saúde de todos e evitando as complicações e que estes pacientes sejam internados. Muitos em estado gravíssimo, com derrames, infartos, tromboses, amputações, cegueiras, invalidez, etc). pressão arterial
  9. O barato em saúde pública e dá para fazer muito bem, é o tratamento ambulatorial (posto de saúde e PSF). O hospital é caro. 
  10. Desmatamento – já determinei e depois não me venha chorar, porque estou avisando antes, a todos os criminosos que estão furtando madeira no Parque de Guajará Mirim e outros fazendo desmatamento no parque. Serão presos. Caminhões apreendidos e multas altíssimas. Quem avisa, amigo é. Não adianta a esperteza. Não cabe mais em Rondônia atual, com satélite, aviões radares, helicópteros, foto imagens feitas por sistemas remotos. 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.