É raro gente. Chegar a você como prefeito, governador ou presidente alguém que lhe traga uma boa idéia. De tão raro a gente espanta. Como encontro do garimpeiro com o diamante. Dia 11 de maio 2015, segunda-feira, foi abençoado. Chovia copiosamente. Eu despachava na Escola Migrantes, em Ariquemes. Havia um casal sentado, calmamente me esperando. E esperou mais de duas horas. A farmacêutica Silvana Aparecida de Araújo, que tirou da bolsa o seu trabalho de faculdade sobre “idosos e medicamentos: reflexões sobre uso, prescrição e dispensação”.
Eu senti necessidade de agradecê-la publicamente. Só achei este espaço do meu blog, que algumas pessoas podem ler. Para que saibam, que ainda tem brasileiro patriota. Que deseja o nosso país melhor. Silvana é uma delas. Acabou de fazer o seu trabalho de faculdade, pesquisou idosos de Ariquemes e percebeu que não se pratica uma atenção de saúde aos idosos, que não é difícil de executar: a de fiscalizar e oferecer aos doentes pobres, os medicamentos continuados. Ora para hipertensão. Ora para diabetes ou reumatismos. Maioria gente simples. Poucos sabem ler. Procuram os remédios de que necessitam. Não os encontra ou recebem parcialmente. Usam irregularmente. Chegam a tomar dois medicamentos iguais. Os efeitos são poucos para o controle da doença é pequeno. Muitos suspendem a medicação pelas dificuldades de encontrá-los ou de não entendê-los adequadamente.
As consequências de tudo isto são gravíssimas. E caras. Terminam nas UTIs de alto custo. Com as complicações que virão. E ela, Silvana veio me alertar. Eu gostei. E transferi o seu trabalho para o Secretário de Saúde, para que iniciasse em junho encontros municipais sobre o tema e as nossas regionais de saúde, cumprissem suas missões, a de fiscalizarem a atenção básica de saúde no Estado. Porque a prevenção é barata. E facilmente executada. E que tudo isto, desmando, possa ser, a tempo reparado, e tudo tomar um rumo bem diferente.
Muito obrigado a senhora, Dra. Silvana, que sua visita frutifique. E o seu trabalho científica cumpra os seus objetivos que são o de melhorar os cuidados aos doentes crônicos do nosso Estado e do nosso país.
Deixe seu comentário