Hoje eu resolvi escrever sobre as Coordenadorias de Educação (CRE) no Estado, que são miniaturas da grande e pesada Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Instituições descentralizadas para estar dentro das escolas de cada jurisdição. Para mim, o grande serviço delas é o de preparar a qualidade da aula ministrada pelo professor. Os vários processos administrativos e financeiros ficam a cargo da Seduc e das escolas.
Creio que a CRE, como compradora e pagadora, foge e muito do seu objetivo, pois termina focando a sua energia mais positiva nas atividades financeiras. Isso a escola faz com o dinheiro que recebe, cabendo a CRE, conferir, fiscalizar e prestar conta. No mais, o que realmente interessa é a grandeza da inovação na escola e o pedagógico forte.
Cabe às coordenadorias de educação preparar, em cada regional, os melhores professores multiplicadores. Mas tenho visto esta tarefa ser considerada muito difícil. O que vejo é que todos os países do mundo, com a gente que tem, cuidam de preparar seus professores para ministrar boas aulas.
Tem professor que não pode estar na sala de aula. Depois de avaliado tem que ser socorrido, porque ele não consegue ensinar. E não consegue porque, infelizmente, não sabe. Acredito que uma boa medida seria colocar um professor de conhecimento avançado nas salas de aula de todas as escolas. Este professor observador sentaria ao fundo da sala, discretamente, gravando e assistindo, com o protocolo de qualidade da aula na mão e anotaria tudo. Depois, mostraria para o professor a sua própria aula. Este seria classificado pelo seu desempenho em sala de aula. Receberia a ajuda necessária, planejamento, plano de aula, aulas em teste e mais e mais. O professor observador veria também o desempenho dos alunos na sala, em cada disciplina especifica.
Haverá casos do professor ser afastado da sala de aula, para voltar a estudar, porque ele não consegue ensinar e o aluno não consegue aprender. Pra mim esta é a grande função de cada CRE. E do outro lado, dizer a vocês, que sou contra dinheiro na CRE. A Seduc deve registrar preços dos principais produtos consumidos nas coordenadorias de ensino e despachar par elas, para uso e estoque. Dinheiro não. A CRE é pedagógico puro e o dinheiro é na escola. E esta anomalia deve ser reparada ano que vem. E que todos coloquem suas idéias à mesa, para criarem as novas soluções. Ainda é tempo de acabar com isto. O que a educação brasileira está precisando é de coragem para mudar.
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