Hoje, estou comemorando a 126ª agroindústria familiar implantada na região Vale do Jamari. No Estado passam de 500, a nossa meta é chegar a 800 até 2018. Dessa vez foi em Cacaulândia. Uma agroindústria de iogurte, Avita, do meu amigo Cristóvão Argolo Vito e de sua sobrinha Grethen Fabrícia Argolo, que já tem uma agroindústria de biscoito e fornece os produtos para a merenda escolar do Estado e nos comércios da região.
A Agrovale Indústria de Transformação de Alimentos (Avita), foi idealizada por Cristóvão, que há mais de 15 anos com apoio dos técnicos da Emater/RO, investiu em projeto de melhoramento genético em sua propriedade, maximizando a produção e a qualidade do leite, mas a venda para o laticínio não trazia o retorno esperado, então, junto com sua sobrinha investiram na agroindústria, que ocupa um espaço de 300 metros quadrados, conta com equipamentos de última geração, com capacidade para produzir 3 mil litros/dia de iogurte e gera seis empregos. A meta deles é chegar aos 3 mil litros/dia em poucos meses e triplicar o número de empregos.
Eles são caprichosos. A embalagem tem qualidade de primeira, não deixa a desejar para nenhuma grande empresa. Quando se olha no produto, não dá para imaginar que é de uma agroindústria familiar
O governo do Estado desenvolve o trabalho junto aos produtores com muita responsabilidade, levando não só equipamentos para apoio, mas o principal, que é fundamental, a assistência técnica por meio da Emater, acompanhando desde o inicio das instalações ate a comercialização do produto. Todos tem participação no sucesso do projeto das agroindústrias, A Idaron, Seagri, Emater toda a equipe do Governo do Estado.