Fiquei sabendo que só temos aqui em Rondônia, cinco mil hectares plantados de cacau. Já fomos iguais ao Pará. Mas, este soube superar com imensa competência as dificuldades, a vassoura de bruxa, e, foi convencendo os produtores a continuarem com suas lavouras e as boas práticas.
Hoje, o Pará tem cem mil hectares de cacau plantado. E nós, apenas, cinco mil. Não quero muito, porque tenho pouco tempo de governo, mas, dá para se plantar mais cinco mil hectares. E chegar em breve a dez mil hectares e daí pra frente não parar mais de crescer.
Pra isto, preciso de clones especiais, para serem plantados. Clone nada mais é do que se multiplicar um bom e produtivo caucaueiro. Uma árvore ser mãe de milhões de filhos iguais a ela. Além de produtivo a árvore deve ser forte, ter boa genética, tolerar as doenças e produzir muito.
Há mais de dez clones eficientes em RONDÔNIA. E o cacau é agro, é top e produz chocolate, que o mundo todo consome cada vez mais. A nossa vocação e produzir comida. E cacau é comida saborosa.
Deixe seu comentário