Casa Família Rosetta
Recebi a visita do padre Vincenzo Sorce, fundador da Casa Família Rosetta. Foi um encontro de cortesia. Ele veio da Itália para agradecer a parceria que o governo tem com a instituição. Admiro o trabalho da Família Rosetta. Este pessoal realiza extraordinários esforços para dar oportunidade aos jovens afetados pelas drogas ilícitas. E os dependentes químicos necessitam de ajuda para retornar à vida normal. O estado vai continuar apoiando a instituição, claro. Não poderia ser diferente. Vincenzo Sorce trouxe sua equipe de assessores. Em encontro recente o trabalho foi elogiado pelo papa Francisco. Prova de que os esforços dispendidos fazem muito bem aos jovens dos lugares conde a Família Rosetta atua.
Orgulho do Madeira
Tenho dito que o residencial Orgulho do Madeira merece uma atenção especial. E nossa equipe tem trabalhado para transformar o condomínio num lugar onde os habitantes tenham bem estar e as melhores perspectivas. Participei de mais uma reunião e pedi agilidade. Até o final do ano, cerca de 16 mil pessoas estarão morando das unidades. É a população de uma cidade. E neste espaço não podem faltar organização, serviços básicos, meios para que as pessoas se desenvolvam. As moradias estão sendo habitadas por pessoas humildes, que necessitam de apoio para a convivência numa estrutura diferente, como a de condomínio. Estamos agindo. Mas quero rapidez e eficiência nas respostas às demandas.
Trabalho infantil
A agenda desta segunda-feira foi repleta de boas perspectivas. Recebi o promotor da Infância e Juventude Marcos Tessila, o juiz auxiliar da presidência do TRT 14ª Região Edilson Cortez e o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho Marcos Cotrim. Falamos sobre o combate ao trabalho infantil no campo. Eles trouxeram uma legítima preocupação. O crescimento do nosso estado está relacionado às pequenas propriedades rurais, onde a família sempre esteve envolvida como mão de obra. O erro é fazer com que as crianças deixem de ir à escola apenas para ficar trabalhando. Criança tem que ter tempo para ser criança, para aprender coisas novas, olhar o mundo como ele é e ter seus próprios sonhos e projetos. É claro que a colaboração das crianças no trabalho dos pais pode ser feito, desde que isto caracterize exploração. Definimos algumas ações que vão envolver os órgãos estaduais e também outros setores, como os bancos oficiais. Enfim, lançamos ideias e vamos correr para por em prática. É um bela e importante iniciativa, sem dúvida.
Hospital do Câncer da Amazônia
O Hospital do Câncer da Amazônia e á ampliação da Fundação Pio XII, em Rondônia, que administra o Hospital de Câncer de Barretos, e em parceria com o governo do estado trata pacientes no “Barretinho”, localizado nas dependências do Hospital de Base. Ontem, garantimos a liberação de uma emenda de bancada no valor de 10 milhões de reais para as obras do Hospital de Câncer da Amazônia, que está sendo construído na BR-364, próximo ao hospital Irmã Santa Marcelina, em Porto Velho. Nesta ocasião estava o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho e o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata.