Participei nessa segunda-feira, em Porto Velho, da abertura do I Encontro dos Novos Gestores do Estado de Rondônia. O evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e Sebrae reúne palestrantes especialistas de diversas áreas da gestão pública.
São dois dias de evento direcionado aos novos prefeitos. Todos serão bem sucedidos se seguirem as orientações transmitidas pelos palestrantes. O evento também recebe a presença de alguns prefeitos que concluem o mandato em dezembro deste ano.
Destaco também a reunião com o senhor João Mangabeira, da Embrapa de Campinas, da área de monitoramento de satélites, técnicos da Emater e representantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP. Tratamos sobre o monitoramento e rastreabilidade de produtos econômicos da floresta, pagamentos de serviços ambientais e a geotecnologia. O objetivo é estruturar um sistema de inteligência territorial e estratégica em Rondônia, utilizando instrumento de monitoramento da floresta através de censores. A ideia é fazer um trabalho conjunto com a Embrapa, Sedam, Seagri e Emater. Nosso propósito é melhorar o processo de sustentabilidade e gestão dos recursos do Estado.