Fui ao ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues oferecer meu apoio para o grande projeto da Ferrovia Transoceânica e também para a Hidrovia do Madeira. São modais de transportes importantíssimo para a nossa região. Ter a hidrovia pronta e acabada, inclusive dragada, sinalizada, e também a Ferrovia mais tarde chegando, não apenas beneficiarão os estados da Região Norte e Centro Oeste, mas o Brasil como um todo. A Hidrovia do Madeira é uma excelente oportunidade para baratear o frete brasileiro e precisa de uma solução imediata. Quando chegam os meses de setembro e outubro, época de estiagem, o rio fica com bancos de areia e dificulta a navegação. Para que as balsas possam trafegar normalmente sem interrupção durante todo o ano, a gente precisa resolver essa situação o mais rápido possível e sem mais burocracia.
Também conversei com o deputado federal Lúcio Mosquini. É um grande parceiro de Rondônia que trabalha muito em Brasília para ajudar nosso Estado nas áreas de transportes e saúde. Mosquini colocou a disposição, emendas individuais importantes para a aquisição de máquinas rodoviárias para o município de Jaru e cidades circunvizinhas. Gostei muito porque , vem de certa forma, aliviar o caixa do Governo do Estado.
Na Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), tive um encontro agradável com o ministro Edinho Araújo. Um amigo sincero e grande figura da politica brasileira. Quando deputado federal trabalhamos juntos no Congresso Nacional. Nesta quinta-feira ele me garantiu que a SEP irá autorizar ainda este ano , a implantação de três novos TUPS (Terminais de Uso Privado) para o município de Porto Velho. Uma excelente notícia. É sinal de mais investimentos para Rondônia. Quando chega um porto, chega o desenvolvimento. O porto organizado atrai serviços, atrai despachantes, atrai armazéns, atrai indústrias e consequentemente gera empregos.
Com o presidente interino da VALEC-Engenharia, Márcio Rodrigues e os diretores de Operação e de Planejamento, Bento José de Lima e Sergio Lobo, fui buscar informações detalhadas sobre o andamento da Ferrovia Bioceânica anunciada recentemente pela presidente Dilma Rousseff. Essa ferrovia é um sonho histórico da Amazônia, do Centro Oeste e de todos os Estados produtores de grãos que precisam de uma logística barata de transportes. Aliás, todo ano é um atropelo de cargas, um desperdício enorme de grãos que se perde por causa das estradas ruins e a gente precisa evoluir. Nesta semana tem uma equipe de engenheiros chineses e brasileiros visitando o traçado da ferrovia. De acordo com a Valec, os estudos de viabilidades da ferrovia devem ficar prontos em maio de 2016.
No Ministério da Integração Nacional estive reunido com o secretário executivo, Carlos Vieira, com a diretora de Política de Gestão, Maria Thereza e o coordenador geral de Programas e Projetos especiais, Marcos Miranda para discutir o Programa Água Para Todos. É um programa antigo ao qual demos prosseguimento em Rondônia. Quando lançado pelo governo federal, nós aderimos, agora está faltando o desembaraço dos recursos. A reunião foi bastante proveitosa.