Nessa quinta-feira recebi em Porto Velho, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães e equipe técnica do Ministério. Sinalizamos uma parceria para a execução de obras de infraestrutura no Estado, e o ministro nos garantiu suporte técnico para análise e encaminhamento de projetos. As frentes de obras de saneamento são uma demonstração de que o governo federal está investindo muito em Rondônia. Há cidades no Estado que está com 100% do sistema de água e esgoto prontos.
Em nossa capital, os investimentos chegam a 700 milhões. Com estas iniciativas podemos chegar a ter 40% de Porto Velho atendida com rede esgoto sanitário. Dos três projetos em execução, um está paralisado. Acredito que logo será retomado. No projeto da Bacia Sul, teremos 100% da rede de esgoto. Na etapa seguinte será iniciada a Bacia Norte.
Com relação à habitação, a previsão para este ano é de que sejam entregues 20 mil unidades. Só em Porto Velho são 12 mil, que estão quase prontas para entregarmos. Queremos até 2018 construir 50 mil moradias em todo Estado.
A reunião foi extremamente proveitosa, saímos desse encontro com mais esperanças em relação aos projetos encaminhados no Ministério das Cidades.
No período da tarde participei da solenidade de lançamento do programa Título Já, em Seringueiras, que é um programa do Estado de regularização fundiária urbana. Fizemos a abertura de cadastramento para 1.800 famílias, além da entrega oficial de 1.800 lotes georreferenciados e com topografia. Os títulos são gratuitos para quem fizer o cadastro e atender aos critérios do programa. Ninguém pagará nada pela emissão do documento. O Título Já beneficia de fato a população de baixa renda. As pessoas terão a posse de fato e de direito do seu imóvel.