Incentivos mínimos

Home / Conversa Aberta / Incentivos mínimos
Incentivos mínimos

Fico imaginando, os jornalistas, que escrevem todos os dias, como oficio de um trabalhador. E vai passando o tempo, para que ele, cuide-se bem, para não repetir assuntos, frases, porque é difícil, a cada dia escrever coisas inusitadas, originais e até mesmo comentários singelos, sem cair, no triste limite humano, da limitação. Porque todos nós somos limitados.

Hoje, resolvi escrever sobre um assunto, que tenho falado aqui, mas, talvez, no sentido de maior grandeza, que são os incentivos e as verbas do governo para as pessoas que são criativas, mas que não tem dinheiro para tocar o trabalho, que habitualmente, gostam de fazer. E nem é por gostar, é porque aprenderam a fazer bem feito e se torna difícil mudar de ramo, porque a necessidade é maior.

Aquela mulher que sabe fazer algum tipo de biscoito, bolo, doce – domina tão bem a receita, como é o caso de algumas senhoras de Natividade-TO, que têm o segredo, a sete chaves, do saboroso e iningualável biscoito “amor perfeito”. O biscoito delas é mais gostoso do que todos os demais. É gente, que fica ali, queimando o braço, sovando a massa, sem poder adquirir uma máquina, barata, para produzir mais biscoitos e nunca consegue.

Este é um exemplo, mas como ele, tem tantos outros, que com 500 reais, 1000 reais,  até 5000 reais de empréstimo de incentivo especial faz movimentar uma economia, que normalmente, não se valoriza, mas ela existe. E esta dona de casa, com seu oficio simples, consegue criar filhos e manter a casa. Mas, o danado do Governo nunca os vê e nunca pensa neles, para dispor de um crédito que possa incluir este segmento produtivo tão importante. É assim, na cultura, no esporte, no artesanato, nos ofícios simples. O Brasil tem jeito.

Ninguém pode imaginar, a importância da irrigação de baixo preço para os pequenos produtores, ter hortaliças, frutas, legumes, pastagem ano inteiro, ganhando dinheiro sem a natural queda, no período da seca. E tem muitas tecnologias sociais de irrigação, capazes de aumentar e muita a renda do pequeno produtor ou até mesmo chacareiros.

Os governos são tentados a atender os grandes. Porque estes são articulados com prefeitos, deputados e gente influente e querem muito, e querem mais e mais. O que é profundamente injusto, por isso, que resolvi escrever este post, para que, a mim mesmo, possa me alentar e me despertar, para sempre, e ver o que é invisível, mas, que na madrugada prospera a duras penas. E que se jogue para todos, dinheiro para os incentivos mínimos (e que farão imensa diferença).

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.