Damas dos museus, teatros e bibliotecas

Home / Conversa Aberta / Damas dos museus, teatros e bibliotecas
Damas dos museus, teatros e bibliotecas

O amadorismo na manutenção de museus, teatros e bibliotecas aqui no Estado de RONDONIA é preocupante.

Tem governo que respeita a cultura, arte e tradições. Mas a grande maioria nem liga. Acha que tudo isto é besteira. Registro aqui, o trabalho da Nazaré Silva e Yeda Borzacov, as incansáveis damas, por muitos anos na cidade de Porto Velho vêm zelando e guardando sozinhas, acervos importantes da nossa história.

Nazaré cobria com lona, ali no Prédio do Relógio, montes de documentos e jornais que registram a história deste Estado. Mais recentemente ela conseguiu digitalizar esta documentação. Com imenso esforço e longo tempo, Yeda da mesma forma, por Deus, mantém abertas as portas do Museu Jorge Teixeira.

Há  necessidade de novas parcerias para cuidar de museus, teatros e bibliotecas do Estado. Porque em muitos países, há fundações, bancos públicos e privados, grandes empresas,  que cuidam muito bem destes patrimônios fantásticos.

Agora, ainda por aqui é a improvisação, a devoção particular de poucos, a falta de parcerias importantes do setor privado, o governo sempre ausente, com os tormentos de outras prioridades.

A outra alternativa é a criação de fundos específicos e a cobrança de ingressos para as visitações. Outra forma de cuidar deste patrimônio é a Parceria Pública e Privada (PPP), com objetivo único de se ter dinheiro para o custeio e manutenção.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.