Incentivo ambiental

Home / Conversa Aberta / Incentivo ambiental
Incentivo ambiental

Eu quero tirar este peso da minha cabeça. Antes da minha posse, no primeiro mandato, conversei com Gabriel Lima e Eraldo Matricardi, grandes especialistas na área ambiental, sobre incentivos ambientais. E o tempo foi passando e até agora, sem nenhum constrangimento, não fiz nada, neste sentido.

O problema é que sempre ficamos pensando em dinheiro do BNDES e federal. Não virá tão cedo. Agora, já no ocaso do meu governo, eu gostaria deixar uma lei neste sentido, e uma experiência, por menor que seja, na região de Jaru, margens do Rio, onde se poderia implantar um projeto de incentivos ambientais para recuperação do Rio Jaru, que está bem ameaçado. O Rio tem diminuído suas águas ao longo do tempo. Dr Adilson, promotor de Justiça, por anos, clamou no deserto. E disse algumas vezes – com 20 anos o Rio Jaru secará.

Convoco técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SEDAM) para produzir a lei. Copiar lei de outros estados, municípios ou países, ou lá de Itaipu e ajustar à nossa realidade. Buscar parceria com o MP (Ministério Público), sitiantes e fazendeiros, para recuperarmos nascentes e reflorestarmos suas margens. E pagar os incentivos ambientais aos pequenos produtores. Se não tiver muito dinheiro, incentivo um, dois, dez, cem. Mas, vamos começar.  Coronel Vilson e Eliezer estão intimados por mim, para no prazo de 60 dias me entregar o Projeto de Lei e o Programa de Recuperação do Rio Jaru. Pode ser – Plantando águas.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.