1 – Um grupo de estudantes do curso de mestrado em geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria, está em Rondônia para conhecer melhor nosso Estado. Eles visitaram o Palácio Rio Madeira, acompanhados do vice-governador Daniel Pereira.
Na próxima semana estarão em Brasília, onde farão uma avaliação do que viram e aprenderam. É uma iniciativa fantástica desta centenária universidade. Nós os acolhemos com carinho e respeito e desejamos que aproveitem a temporada em nosso Estado.
2- Administrar é mais que realizar obras, oferecer soluções para a necessidades do povo e controlar gastos. A Fundação Getúlio Vargas realiza um trabalho muito importante para o estado: verifica se todos os pagamentos que o estado fez à União estão de acordo. Se houve excesso, buscamos a recuperação dos créditos através de medidas legais.
Temos alguns casos que se enquadram nesta situação. O gestor deve avaliar se os débitos correspondem à realidade e lutar para que seja feita justiça. A equipe da FGV veio ao Palácio Rio Madeira para prestar contas dos processos analisados.
3- Reuni com dirigentes do Detran, DER, Idaron, SOPH, Agero e Fapero para apresentar a minuta do projeto de criação dos Conselhos de Administração das autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas de alguma forma pelo governo estadual. Os conselhos são o caminho para consolidar a transparência neste segmento do serviço público. Com eles será mais fácil mostrar à sociedade como o dinheiro público é aplicado com salários, contratações, obras. Outra virtude é a profissionalização do serviço público. O profissional tem que ser habilitado e ter idoneidade para assumir os cargos. A ingerência política começa a sair de cena.