Os cuidados com a natureza, devem ser ensinados nas escolas. Porque se trata de uma política, de salvação do próprio homem, que está ameaçado, no médio e longo prazos. Porque o homem adulto de hoje ou mesmo ainda jovem não percebe e nem acredita que o planeta esteja em risco. Chega até Achar que tudo isto que se fala é besteira, sem importância nenhuma.
Por isso, só na escola e somente só, é que se deve construir uma nova consciência ambiental de preservação e de atitudes, de certa forma, como um processo de lavagem cerebral, desde o primeiro dia de aula.
Escola deve se compor como um palco e um laboratório ideais e a cada dia praticados e repetidas vezes. Só se aprende aquilo que é repetido. E dela tudo se irradiará para fora. Porque ninguém converte adulto torto, só por milagre.
As plantas, a horta, os fertilizantes, a chuva, as formas de energia, a água, o lixo e a reciclagem, o ar, por tudo se pode ensinar na escola de modo gradual. Porque as questões ambientais, serão cada vez mais exigidas de todos nós, como um compromisso de reparação, pelos danos causados e que vem causando, ainda, a todo planeta.
O tema meio ambiente sustentável deve ser ensinado na escola, para que a próxima geração de adultos encontrem novos mecanismos de convivência entre desenvolvimento, bem-estar, felicidade e respeito à natureza.
Agora, que Rondônia entrará numa nova fase para o ENSINO MÉDIO PROFISSIONAL, recomendo a introdução obrigatório desta disciplina ambiental, para que os alunos possam ser multiplicadores e doutrinadores desta nova política para o mundo, para que possamos todos viver melhor.
Deixe seu comentário