Mandei esta mensagem para a SEDUC no início do ano. Creio que para a SEDUC não tenho mais nada a falar. Aí está o meu plano estadual de educação. É só seguir. Então, vejam na íntegra:
(vou chamar esta proposta de ARROZ COM FEIJÃO (AF). E depois do ARROZ COM FEIJÃO a gente vai colocando algumas “misturas” para o prato ficar melhor. É o arroz com feijão para a educação de Rondônia melhorar. Todos meus pratos abaixo, a culinária básica é o arroz com feijão e vou me arrumando com o que tenho na dispensa e muita criatividade).
- AF I – Dinheiro de educação direto na escola. Para beneficiar o professor e o aluno. Fortalecer as CREs e as ESCOLAS. Reduzir o tamanho da SEDUC, que é muito pesada e gasta demais na atividade meio. Tudo que for necessário que se faça e produza leis, decretos e portarias.
- AF II – Os treinamentos e reuniões devem ser feitos em auditórios das escolas ou as maiores no CENTRER DE OURO PRETO, com pequeno e barato convenio com a EMATER. Nada de clubes, hotéis, ambientes turísticos.
- AF III – os jogos escolares (JOER) e outros eventos com alunos devem ser baratos e reduzir a quantidade de alunos que serão enviados para o certame nacional. Em 2015 foram dois Boeings de alunos mandados pra fora. Exagero.
- AF E OVO COZIDO – PROAFI. Melhorou muito e ainda pode melhorar. Com o objetivo de as escolas terem recursos para os serviços essenciais. Por exemplo, pode ser 10 reais por aluno, pode ser 11, pode ser 12. E algumas, especiais, como as INTEGRAIS podem receber 15, 16, até 20 reais por aluno. Treinar cada escola para uso correto do dinheiro. Quem não sabe gerir dinheiro, é um risco imenso repassá-lo.
- AF E OVO II – PROFI adicional – regulado por lei conforme esboço já apresentado pela SEDUC (Cioffi e Márcio CI). O valor deve ser baixo, para que as escolas façam milagres, com mão de obra e materiais baratos e favoreça a economia local de cada município.
- AF “SIRIGADO” (Maria Isabel): Convênios, Cooperação ou Parcerias com AIRTON SENA, ROBERTO MARINHO, SAERO (Juiz de Fora), IMPA, FUNDAÇÃO LEMANN – manter. Todos são projetos interessantes, mas, que devem ser significativos, dentro de uma estatística justificada e clara que possa nos mostrar como avanços nos resultados.
- AF “RUBACÃO” (feijão bem temperado, inteiro e cozido com arroz, prato sertanejo) como são as escolas e o povo do Nordeste e tem melhorado tanto. O simples que dá certo. Rubacão é a ESCOLA boa, o seu ambiente físico, a boa gestão, como foco no aluno. O ALUNO é o coração da escola. Aqui a SEDUC deve preparar as CREs para um trabalho PROTOCOLAR nas escolas. Um checklist na mão para ao chegar numa escola saber o que deve ser falado, ensinado e cobrado e avaliado.
- AF “RUBACÃO” II – DESTACAR nas CREs entre 8 a 10 dos melhores professores da abrangência, para monitoramento de sala de aula. Sentar na sala e assistir a aula. Avaliar o professor. Ajudá-lo a melhorar. E serem peregrinos das escolas. Peregrinos para treinamentos no chão da escola. Peregrinos para ajudar a melhorar um plano de aula. Este modelo foi feito na cidade Brejo Santo – Ceará, com excelente resultado; Estes mestres acompanham e ajudam na melhoria do professor iniciante em todos os sentidos.
- AF “RUBACÃO III” – TREINAMENTO DOS PROFESSORES INICIANTES ou comprovadamente sem condições de ensinar– na própria escola. Formando em cada cidade ou regional para repassar as técnicas necessárias. Em Ariquemes treinei três professoras alfabetizadoras, que fizeram imensa diferença para melhor. Tudo foi financiado pelo INSTITUTO AVISA LÁ. Um sucesso. Ainda me lembro de uma delas: A Rosely
- AF ESPECIAL (com picanha e sobremesa pudim ou mussi de maracujá) – PROTEÇÃO DO PROFESSOR – Segundo o professor de Educação Física José Roberto Specht, o professor precisa é de proteção. Achei interessante a expressão e foco nesta palavra “PROTEÇÃO”, incluir nela valorização profissional pelo salário, nem precisa de greve, nós é que devemos propor esta política de acordo com os limites de lei. Incluir cursos à distância para preparações e incentivos. Melhorar as ferramentas de trabalho na escola, aqui são várias, mas, sempre pensando no básico e indispensável.
- AF com arranjos da Disney, Japão, Coréia, Singapura – INFOVIA SEDUC implantá-la neste ano. Com todos os seus recursos disponíveis. Não só na SEDUC Porto Velho, Palácio, mas, nas escolas. Todas as escolas. E avançar neste sentido. E chamar estagiários para ajudar. E contratar serviços de terceiros para ajudar ainda mais. E treinar os professores para o acesso a esta imensa e rica rede social que é a educação. E concluir o projeto no final do meu governo, 2018. Deixe este projeto entrar no seu coração e alma. Você tem celular? Você tem computador? Ele invadiu a sua vida. Deixe a INFOVIA invadir a educação.
- . AF à Disney, Japão, Coréia e Singapura II – MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA – colocá-la numa AGIR interna e discutir com gerentes e coordenadores a cada mês. O mesmo raciocínio para a INFOVIA SEDUC.
- AF (Feijoada) – MAIS EDUCAÇÃO – Criar “O MAIS EDUCAÇÃO” Estadual, diferente, incentivado com outro nome. O projeto federal é excelente. Mas, vejo que MEC não o tocará mais. E neste programa visar o reforço nivelador do aluno, que compõe uma massa desigual de conhecimento e nestas duas ou 3 horas a mais – RECUPERAR este aluno.
- AF e bife – Modernizar administrativamente a SEDUC – recuperar o trabalho da FALCONI – implantar as recomendações no todo, em parte e ou ajustadas em 2016. A Rosana já está colaborando com a SEDUC neste sentido. As consultorias não pegam em nossas mãos para fazer o que devemos. Mas, apontam caminhos que nós mesmos deveremos seguir. Nós e mais nós. E mais ninguém.
- AF, SALADA ESPECIAL E BIFE – EDUCAÇÃO INTEGRAL: cada escola adequadamente arrumada para este modelo, parcerias na cidade com novos espaços e ações, diferenciar os recursos do PROAFI para as integrais; atrair professores, mediante lei, para completar o quadro, por tempo determinado, podendo renovar pelo Conselho Escolar e ou OSCIP; terceirizar imediatamente serviços de limpeza e cozinha; fazer encontros trimestrais com os diretores e coordenadores sobre elas, em cada encontro uma palestra curta ministrada por um especialista na área; oferecer uma marca especial de cores para documentos, uniformes e pintura das escolas integrais; focar no desempenho do aluno através de monitoramento constante e semestral. As escolas integrais devem ser de “ponta”.
- AF E PIRARUCU À CASACA (prato rondoniense) – O ENSINO MÉDIO (EM)– monitoramento eletrônico de cada aluno. E uma busca constante do aluno evadido ou na iminência de reprovação. Aulas de nivelamento modelo João Bento. Incentivos para o aluno que não quer estudar (que pode ser uma pequena bolsa e outro modo de incentivá-lo, fora o dinheiro). Muito esporte e cultura para o EM RURAL EM RO – é deprimente e o estado virou às costas pra o jovem rural. A alternativa é fortalecer as EFAS, ABAITARÁ e ampliar vagas. As EFAS devem ser valorizadas. Este é um modelo americano de o poder público comprar vagas em escolas privadas, entidades filantrópicas ou sem fins lucrativos. As EFAS são um modelo fantástico. O EM RURAL deve ser reinventado, completamente e com muita ousadia e coragem. O EM pode e deve dar uma rodada de 180 graus. Fazer parcerias com o IFRO, SENAI, SEBRAE, SESC, com os padres (tem centros profissionais maravilhosos fechados no Areal aqui em Porto Velho, Guajará e devem ter outros por Rondônia afora). Com a UNIR e com a Iniciativa privada.
- AF, CARNE DE SOL E FAROFA DE OVO (Nordeste) REDUZIR O TEMPO DA AULA – este ano. FOCO NA MATEMÁTICA, CIENCIAS E LINGUA PORTUGUESA. CURRICULO E GRADE – ajustar à realidade da vida e do nosso país. É um absurdo hoje o que se tenta ensinar e não ensina. MERENDA – duas refeições com peixe na merenda por semana, em todas as escolas estaduais. Conversar com Mary Braganhol (Seagri) e Luiz Gomes (Emater) para resolver logo. PLANEJAMENTO DE MELHORIAS NAS ESTRUTURAS ESCOLARES durante os próximos 3 anos. Definir com a equipe do Cioffi. ECONOMIA LOCAL – a compra direta da agricultura familiar dos alimentos da merenda. Industrial só o indispensável.
- AF, LOMBINHO DE PORCO e doce de leite cremoso ou pé de moleque (Ahhhh! Minas Gerais) –REPETÊNCIA E EVASÃO – é uma desgraça para o Brasil e para Rondônia. O aluno que sai e volta dá um prejuízo enorme para o Estado. Tem estatística que mostram o absurdo deste gasto repetido ano a ano. Além da perversa situação da distorção idade e série. Estes dois pontos (repetência e evasão) devem receber um tratamento especialíssimo.
- AF. CHURRASCO E CHIMARRÃO e doces de Pelotas a gosto – LEIS E REGRAS – a) alterar o PCCR da Seduc para distinguir e classificar os professores, como no modelo chileno. Em quatro categorias. Já enviei referências (a gratificação do professor em sua evolução na carreira deve ser pelo desempenho; criar três ou quatro categorias: INICIAL, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO. Os professores devem ser avaliados para subir de cada nível, mais ou menos como se faz nas Forças Armadas, no Ministério Publico Banco do Brasil e Caixa; aqueles que não obtiverem notas para subir devem repetir exame a cada 4 anos, mesmo os de alto desempenho; b) a validação do desempenho do professor deve ser feita por instituição especialmente contratada; c) distinguir e incentivar o professor para escolas precárias em lei, difícil acesso, porque é uma tarefa dificílima dar aula nas escolas de periferia, levando pra elas mestres talentosos. c) Para estas escolas poderemos avançar até no uso de OSS para busca de professores ou profissionais qualificados e especializados. É preciso ter coragem para este enfrentamento. Mas, vamos começar. D) regulamentar a lei que concedeu bolsas de estudo para alunos comprovadamente na iminência de evadirem. Podendo eles ser monitores por algumas horas no contraturno. E) Alteração da lei para escolha de diretores – incluir uma prova seletiva aos candidatos para poderem ser inscrever para a disputa democrática: F) Alteração da lei ou Lei nova para escolha das CREs (Coordenadores) – selecionar uma empresa de RECRUTAMENTO para seleção dos candidatos, abertura de edital convocativo bem detalhado e que venha ser escolhido cidadão qualificado, empreendedor, inclusive, podendo vir da iniciativa privada ou de outras áreas do serviço público. G) TRANSPORTE ESCOLAR – Ir saindo devagar do modelo atual, para compra de ônibus e delegação aos prefeitos da tarefa. F) SERVIÇO DE LIMPEZA E COZINHA – terceirizar na forma da conveniência e urgente
- AF e FEIJOADA, couve picadinha e laranja com bagaço – (meio copo de Coca-Cola) A SEDUC e seu relacionamento municipal. De nada adianta ficar concentrado somente nas escolas estaduais e esquecer-se das escolas municipais. Incluir as prefeituras na política de alfabetização na idade certa e se possível contribuir com os municípios de menor desempenho. Mas, será preciso monitorar escola por escola municipal. Aqui, o assunto deve ser tratado com imensa diplomacia, para evitar guerra.
- VATAPÁ OU CARURU OU BOBÓ DE CAMARÃO (sem AF) Bahia – ENFIM chegamos ao final deste cardápio educacional, ficou sem AF só este aqui. Vamos fazer campanha forte de prazos e metas para aposentar cerca de cinco mil servidores da educação. Com isto aliviará a nossa margem na folha de pagamento. E se pode trabalhar novos concursos e aumentos salariais. Muita mais poderia dizer, sobre LIBRAS, sobre ENSINO ESPECIAL, EDUCAÇÃO INDÍGENA. Mas, se fizermos o que apontei acima, todos serão incluídos. A escola pra mim é o mais democrático e justo ambiente da igualdade de oportunidades. Como diz o artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos do Homem:“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”
Boa sorte a todos
Confúcio Moura – Governador
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