Todo mundo sabe ser presidente

Home / Conversa Aberta / Todo mundo sabe ser presidente

Michel Temer é o nosso Presidente. Como se diz, Presidente Interino. Mas, Presidente. No seu revólver só tem uma bala. E não pode errar o tiro. Todo mundo sabe ser Presidente. Todo brasileiro sabe ser técnico da seleção de futebol. Todo mundo sabe escalar o time. Todo mundo sabe escalar um Ministério. Todo brasileiro sabe dizer o que deve ser feito. Todo mundo quer ser feliz. Todo mundo quer muito mais. 
michel.cam.19.2.19
michel.foto

Não vou dizer aqui sou amigo do Presidente. Nem que tenha qualquer intimidade. De jeito nenhum. Apenas, que tive a santa oportunidade de ser seu colega de parlamento, por dez anos. De o ter visto dirigir como Presidente a Câmara dos Deputados. Que fez, no seu período imensa diferença. Deu para cada deputado o primeiro celular de nossas vidas. O primeiro computador em nossos gabinetes. Implantou o Serviço de Informação da Câmara. A transparência das informações. Melhorou os serviços médicos. E administrou as reformas no Governo FHC. Foi austero. Um construtor de consensos. 

Michel é de poucas palavras. É cerimonioso nos seus hábitos. Fala sempre mexendo com as mãos, como se tivesse apertando as palavras ou quem sabe filtrando-as.  Tem a sua própria liturgia de corpo e de conduta. E daí pra frente, e agora muito mais, todo mundo está esperando, o que o Presidente Michel vai fazer pelo Brasil?  Ele nada tem a fazer para o Brasil, a não ser o que realmente precisa ser feito. Mas, ele não pode tudo. E que cada brasileiro ajude. E faça a sua parte, porque chegou a hora, o momento exige, porque é séria a situação do Brasil.

E pode sair por aí perguntando, e por certo, ouvirá o que cada cidadão faria pelo Brasil. É bem simples. Só gastar aquilo que tem. E mais nada. Honrar os compromissos feitos e contratados. Dar a palavra e cumprir. E fazer as reformas necessárias, para que o Brasil do dinheiro, caiba dentro do Brasil dos planos. Não ficar arrotando ilusões e nem vendendo facilidades.

Michel é Presidente Interino e só tem uma bala no seu revólver. Ele tem que ser rápido como a bala. Rápido como a flecha. Porque o seu tempo é de Interino. E o Interino tem que fazer rápido. E o momento conspira favorável.  E todo mundo quer ser feliz e viver em paz. Toda desgraceira da Lava-Jato tem origem nas campanhas políticas. Então, que se mude a política, que se mude a campanha, que se mude o modelo, as coligações, que se reduza este mundo de partidos políticos. Que se barateie as campanhas. Quem não tem voto não pode ter partido. 

As reformas de que o Brasil precisa devem ser feitas. Assim, como cada família faz seus ajustes e reformas quando as coisas pioram.  Sofrer para viver melhor depois da calamidade. Para Michel 90 dias é muito tempo. O país está esperando. O mundo está observando. Muita gente vai chiar, mas, não se pode temer chiadeira. É agir rápido porque o momento exige velocidade. 

Pra mim a Petrobrás é uma balela e não um orgulho nacional. Não penso nela como fator de soberania, mas, de vergonha. Que se privatize a Petrobrás. E reduzir o tamanho do Estado, deixar a iniciativa privada trabalhar e prosperar e gerar riquezas. Eu sempre pensei que uma empresa é  o próprio Estado, ela gera movimento, riqueza, emprego, imposto. Termina que o Estado é sócio de todas as empresas do Brasil. E cada brasileiro também é dono do país, porque do que ganha, parte é levado pelo Imposto de Renda ou por tributos invisíveis nas compras do dia-a-dia. 

Eu gosto do Michel. Eu confio no Michel. Eu quero que o Michel faça um governo necessário, nesta transição. Eu quero que o Michel deixe um legado bonito para o nosso pais. Eu torço para que o Michel encare as reformas, como disse Hélio Jaguaribe, ou reforma ou o caos. 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.