Há algum tempo o desenvolvimento vem sendo conseguido à custa da destruição do nosso ambiente. E a conta está aparecendo com a instabilidade climática. Temos chuva demais ou de menos. Na China, as pessoas são obrigadas a usar máscaras contra os efeitos da poluição. Mas as lideranças dos países poluentes descobriram que é preciso agir com firmeza para evitar o colapso do planeta. E a reação começou.
A floresta plantada é uma receita para estes temores. Plantando árvores podemos evitar a destruição da floresta nativa, combater o efeito estufa e agregar uma receita extra para os produtores.
Em Rondônia estimulamos e apoiamos o plantio de florestas. Sabemos que aí está uma nova fonte de riquezas. Estamos fazendo uma pregação profética. Anunciamos que plantar árvores é um bom negócio. O mundo precisa de árvores no dia a dia e poucos sabem disto. Mas é necessário saber como intervir para satisfazer as necessidades sem destruir o que já existe.
Estou em Vilhena, onde acontece o III Seminário “Plantar Árvores em Rondônia é um Grande Negócio”. Sancionei a Lei da Floresta Plantada, que foi aprovada nesta semana pela Assembleia Legislativa. Estamos descomplicando tudo para que o produtor possa entrar neste novo e promissor negócio.