O servidor público deve ser capacitado e contribuir para que os governos se sucedam com estrutura confiável e eficaz. Quando assumi, no primeiro mandato, precisei remontar muita coisa, iniciar do zero, órgãos que eram desmontados a cada administração.
Participei do café da manhã com os procuradores do Estado e falei sobre isto. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) tem servidores concursados e o chefe é um procurador de carreira. Eles têm liberdade para trabalhar, não sofrem pressão para referendar decisões. Pelo contrário, orientam, ajudam a administrar. Aos poucos, vamos construindo um Estado forte e eficiente para o presente, mas com olhar firme no futuro também.
Projeto Tanque Rede
Empresários do Mato Grosso mostraram a experiência que vêm desenvolvimento na piscicultura de tanques-rede. São representantes do grupo Manso, que pesquisam e investe em tecnologia para potencializar a produção. Eles têm um sistema que faz muito sucesso por lá. Já conseguem industrializar, por exemplo, tambacu e pintado em embalagens similares às de sardinha e salmão. Eles conhecem nossos avanços na produção de peixes em cativeiro. Mostraram a viabilidade do sistema que, realmente, pode alavancar os nossos projetos nesta área.
Em Rondônia avançamos muito e vamos avançar mais. Temos entraves burocráticos a serem vencidos, mas vamos chegar lá. A apresentação foi positiva e entusiasmadora. Agradeço ao Manoel Padilha e ao Sidnei Garcia pela demonstração.