Nesta quarta-feira entregamos aos alunos e professores do Instituto Abaitará, as obras do curral, pocilga, aviário, aprisco (para criação de carneiro), quadra poliesportiva, três alojamentos com lavanderia e cinco salas de aula.
As instalações serão utilizadas de imediato e também no futuro curso de técnico de agropecuária, previsto para ser implantado em julho deste ano.
Transformado em instituto em 2013, a unidade de ensino é uma fazenda-escola para formação de Técnicos em Agroecologia que atualmente acolhe alunos de 30 municípios, a maioria filhos de pequenos produtores rurais, sitiantes, fazendeiros e até indígenas. No Instituto Abaitará os alunos estudam num regime de internato e a metodologia de ensino casa a teoria e prática, onde o aluno já sai da escola com um ofício prático e técnico, o suficiente para trabalhar e viver do que aprendeu.
Os investimentos são do Governo do Estado e nessa etapa foram gastos 4 milhões de reais provenientes do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise).