Tem cada palavra em nosso idioma, que melhor seria nunca soubesse o seu significado ou mesmo , melhor seria que não existisse. E agora que a língua portuguesa se mistura com tanta força com inglês, francês e espanhol, que não tardará a se transformar num monstro de sete cabeças. O que de certa forma é bom, porque aprenderemos vários idiomas sem necessidade de se estudar e teremos os idiomas encontrados nas ruas.
Jorge Gerdau proferiu a palavra SUBSIDIARIEDADE numa recente conversa com governadores em Brasilia. Uma palavra nova pra mim. E fui ao dicionário procurar o seu significado. E até hoje não consigo falar a palavra corretamente. Eu me engasgo com ela.
Mas, por que a subsidiariedade é importante na administração pública? – O que o menor pode fazer o maior não deve fazer, toda vez que o maior faz aquilo que o menor é capaz de fazer, ele tira a autonomia e a auto-estima do menor. O menor está mais próximo da realidade, portanto ele sabe o que deve ser feito bem melhor.
O que estado pode fazer a federação não deve fazer. O que o município pode fazer o estado não deve fazer. O que a comunidade social pode fazer, o município não deve fazer. Ela na realidade é o ponto da virada da economia, para evitar o resserviço, a perda de tempo e diminuição da vaidade da centralização, que é mau um costume em nosso país.
SUBSIDIARIEDADE é o princípio da confiança , da liberdade, da descentralização é uma boa receita para se combater o desperdício e atender melhor o cidadão onde ele estiver. Gostei dela pela profundidade do seu significado e prometo que ela entrará em minha vida como um novo mandamento.
Deixe seu comentário