Rondônia desenvolveu muito nos últimos anos e nós devemos bastante a esse desenvolvimento, aos servidores públicos compromissados com o Estado. Para homenageá-los, nesta semana preparamos um evento que vai além das atividades culturais, artísticas e religiosas.
A programação começou pela manhã nas escadarias do Palácio Rio Madeira. Os servidores mais antigos de diversas secretarias hastearam as bandeias de Porto Velho, de Rondônia, do Brasil e dos estados. Uma linda cerimônia que foi animada pelas bandas de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, da Base Aérea de Porto Velho e da Polícia Militar.
Na programação houve bênçãos aos servidores pelos padre Eduardo Fabiano e o capelão da PM, tenente coronal Josué Marriele.
Para abrilhantar mais a solenidade, tivemos também uma apresentação com o grupo Advox, formado por servidores do Estado e por artistas da comunidade. As comemorações relativas ao servidor público prosseguem com a prestação de serviços de beleza, massoterapia, preventivo do câncer feminino e palestras no Palácio Rio Madeira até o dia 29 (quinta-feira).
Hoje também recebi o Frei Felipe Machado, da Fundação Odebrecht e Consórcio Santo Antônio, para tratar da construção da Casa Rural Familiar, no município de Candeias do Jamari, que será edificada como compensação da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
Tivemos no início deste ano tratando do assunto, e o Governo do Estado se comprometeu com a parceria. Os obstáculos surgidos ao longo dos meses motivaram a audiência de hoje. A Prefeitura de Candeias, Eletronorte e o Incra possuem pendências que precisam saná-las. Por isso avançamos pouco. O terreno foi doado, mas ainda não está devidamente documentado pela prefeitura. Algumas providências do Estado não avançam por causa disto. O Frei Felipe diz que já há agroindústria para os alunos da escola exercerem a prática. A fundação garante sua parte, mas precisa que os demais órgãos envolvidos agilizem suas pendências.