Cada município tem sua vocação. Assim como cada pessoa tem um talento. Difícil é descobrir a habilidade inata ou o aperfeiçoamento da arte pela repetição. Para se promover o crescimento do Estado, distrito e municípios será preciso criatividade e busca de novos modelos. Não se pode produzir a mesma coisa no Eatado inteiro. Bom seria se ficasse em Vilhena conferindo todas as cargas de produtos que entram no Estado. E tomasse seguinte decisão: se entra um caminhão de banana – vamos escolher o distrito ou município para se plantar banana em Rondônia. Se entra repolho , limão, melancia e outros produtos deveremos produzir aqui também.
Vocês já comeram (ou chuparam) abacaxi de ARIQUEMES e Guajará-Mirim? Pode haver noutro lugar igual, mas, melhor não conheço. Guajará deve produzir frutas. Peixe. Turismo. E assim cada município também dizer mesmo e descobrir a sua vocação ou potencialidade. Do outro lado não é só plantar, mas, produzir mais e com qualidade. Seguir as técnicas corretas e os segredos da produção, para se ter mais renda.
É isto aí. Dá para se transformar a sua comunidade numa região com especialidade produtiva. Não vê o exemplo da produção de inhame em Rondonia? Iniciou em Porto Murtinho Distrito de São Francisco do Guaporé. A melancia de Pimenta Bueno é também extraordinária.
Deixe seu comentário