A melhora genética do rebanho leiteiro do Estado de Rondônia foi o principal assunto da reunião com membros da associação Girolando e representantes do segmento, nesta sexta-feira, na Rondônia Rural Show. Foi um bate papo extremamente interessante que vai ocasionar resultados práticos para o aumento da produção de leite no Estado. Com a implementação de novas tecnologias e práticas simples podemos aumentar essa produção. Atualmente Rondônia é maior produtor de leite da Região Norte e responde sozinho por mais de 40% de toda a produção regional.
Estavam presentes na reunião Jônadan Min Ma, presidente da Associação Brasileira dos criadores da raça Girolando, Evandro Padovani, secretário da Seagri, José Afonso Bicalho, secretário de Estado da Fazenda de Minas Gerais e também presidente da Associação GIR Leiteiro, Dr. Walter Waltenberg produtor de leite em Rondônia, Darci Afonso, associado da Girorando em Rondônia, Guilherme Henrique, da Associação Brasileira dos criadores de Zebus, entre outros.
Hoje também tivemos a grata satisfação de receber em Ji-Paraná a visita ilustre do Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias. Foi prezeroso apresentar a ele o potencial produtivo do Estado que está em exposição na Rondônia Rural Show. Visitamos estandes da indústria e do comércio e a Vitrine Tecnológica. Em seguida, participamos da solenidade de entrega de barcos, maquinários, títulos rurais e da liberação de créditos para o produtor rural. Na ocasião entregamos veículos para associações de produtores, além de assinarmos junto ao Incra o Termo de Cooperação para trabalharmos com o Programa Terra Legal visando documentar mais 70 mil propriedades que ainda estão irregulares no Estado. Assinamos ainda 82 contratos no valor de 5 milhões e quatrocentos mil reais do programa de aquisição do Mais Alimentos da agricultura familiar.
Temos feito um governo de relacionamento e de parceria e o Governo Federal é um dos nossos principais aliados.
No Período da tarde foi o momento de acolher na capital do agronegócio de Rondônia e da Região Norte, o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho. Ele veio prestigiar a nossa feira e participar da assinatura de um contrato com Banco da Amazônia (Basa) para a construção de uma Indústria de Pescados em Ji-Paraná, no valor de 16 milhões de reais. Também fizemos a assinatura do protocolo do projeto de sanidade de animais aquáticos em parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). Em seguida fomos mostrar ao ministro a nossa vitrine tecnológica da Rondônia Rural Show. Ele disse ter ficado impressionado com o que viu.
É com esse desejo forte que pulsa em nossas veias e do coração, que nós vamos superar todas as crises anunciadas, e aqui é a prova viva de tudo isso.
RONDÔNIA É O ESTADO DE OPORTUNIDADES!