Dia 8 de maio, bem perto dos dia mães, entreguei um MAMÓGRAFO digital Siemens para a Clínica da Mulher de Rolim de Moura. Ele está dentro deste caminhão, ainda na caixa. Não dar para vê-lo na foto, pesado e caro. Deve ser transferido para a sala com extremo cuidado.
Muito bem, um MAMÓGRAFO é um equipamento. Se ficar parado na Clínica não terá nenhuma serventia. Acomodá-lo na forma das exigências, treinar os técnicos para o trabalho. E colocá-lo para produzir no máximo da capacidade. Máquina não cansa. Maquina só precisa de manutenção. Mas, pode trabalhar 4 horas cedo, 4 horas à tarde e 4 horas à noite. Todas as mulheres do municipio deverão ser agendadas. Com certeza, com um bom planejamento, este mamógrafo maravilhoso atenderá a todas as mulheres de Rolim e região, com mais de 40 anos de idade. Com um exame por ano. E será o máximo de benefício para todas elas. Quantas mulheres não iremos descobrir o cancer inicial e tratá-las imediatamente e ficarão completamente curadas?
Vale a pena. O que posso oferecer é o treinamento dos técnicos em Barretos. Enquanto a Prefeitura organiza direitinho o ambiente do equipamento. E os laudos deverão ser feitos por radiologistas à distância e os resultados devolvidos rapidamente, mediante senha, diretamente para as pacientes, pela Internet.
Agora, me veio à cabeça um instalo. – Temos quantos mamógrafos de qualidade no Estado? Peço ao Dr. Maiorquin para me fazer este levantamento e organizar, seja ele do Estado e de cada município, para montarmos uma rede aproveitamento máximo, de suas capacidades, acabar com a ociosidade deles. Dar carga aos atendimentos, da mesma forma desejo que seja feito em Rolim de Moura. A prevenção do câncer é dever de todos.
Deixe seu comentário