Ano a ano o Governo promove encontro com diretores de todas escolas estaduais. Este ano foi escolhida a cidade de Cacoal, no Selva Park. O mais importante é encontro de todas as escolas e a circulação dos diretores entre si. O vai e vem de conversa. No entremeio as palestras com especialistas. Tudo bem e tudo mal. Porque a educação em Rondônia não está este mar de rosas. E que de resto o Brasil inteiro. Mas, chamar diretores para conversar. Falar com eles sobre coisas simples que podem ser feitas em cada escola. As trocas de informações, tudo vale a pena. No entanto, o diretor de escola, escolhido pelo voto dos seus colegas, tem uma responsabilidade enorme. Cada um fez campanha. Assumiu compromisso com pais, alunos e trabalhadores da escola.
No entanto, entre falar e cumprir tem uma distância enorme. Agora, o diretor está com o poder local. E chegou a hora de fazer o que prometeu. O que posso dizer que eu estou aqui também. No meio dos diretores para dizer a eles que estou junto. Que podem contar com o governo. Mas, algumas ações nas escolas, só dependem deles. Porque o diretor é um prefeito. É um líder de grande importância na cidade. É uma referência no seu território. É uma autoridade. Eu não sei ensinar a vocês, diretores, a serem diretores. Posso, apenas, dar-lhes alguns palpites: o exemplo pessoal. Chegar e sair da escola na hora certa. Andar pelos corredores, cozinha, dispensa, almoxarifado, banheiros e olhar como está a ordem e o controle de tudo. Trabalhar a economia de energia elétrica e água. Dar destinação correta do lixo.
Receber bem o aluno. Pode colocar tapete vermelho para o aluno. Tratá-lo bem. Inspirar respeito. Não permitir que risquem paredes. Depredem o patrimônio. Se quebrou um vidro da janela, troque-o no mesmo dia. Se riscou a parede, mande apagar no mesmo dia. E no mais, é manter a disciplina, cobrar resultados dos professores. É seguir o velho e repetido PDCA, que se mantém atual. Planejar e ter metas, fazer acontecer, controlar e conferir, e agir para arrumar aquilo que não foi bem conduzido. Eu estou aqui, com vocês, juntos, com o pensamento de melhorar a qualidade da educação pública. Porque é possível. Nós poderemos ser os melhores, em educação de todo o país. Eu convido a todos vocês diretores para ganharmos este prêmio nacional. De sermos um exemplo em educação de todo o nosso país. Eu quero ser o melhor. Porque Rondônia merece. E o Brasil precisa de boas práticas.
Deixe seu comentário