PEDRA DE CALCÁRIO

Home / Blog do Confúcio / PEDRA DE CALCÁRIO

Ficou tanto tempo estas rochas escondidas debaixo da terra. Bem diferente do Tocantins que o calcário é serra. Onde tem grutas, morcegos e os mocós  se escondem.  São lâminas de pedras sobre pedras.

calcário.sónabença.16,4,15

 Sob um manto sagrado de terra rocha. Onde tudo plantado dá, tem por baixo, sorrateira a jazida de calcário no Municipio de Parecis. Quando menos se espera se encontra, e Parecis agradece, tão pequena cidade, de agora em diante, terá um inesperado movimento de carretas transportando pó de suas pedras. Além do boi e da soja de suas fazendas, mais uma riqueza, o calcário. 

calcario.cam.mata.solorocho.16,4,15

 A pedra é moída.  E se tansforma num pó como se fosse polvilho. Sobre a terra ácida, corrige-a e com outros fertilizantes torna a produtividade muito maior. Mais leite, mais carne, mais café, mais mandioca, inhame, arroz, soja, milho, feijão, capim, mais verduras e legumes. Mais tudo. Mais comida. Esta é a vocação do Estado. Produtor de alimentos. 

 E o calcário que não se tinha no Estado práticamente, agora tem. Tem em Pimenta Bueno e Espigão,  jazida da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), dizem especialistas que teremos produção ali por 200 anos.

Tem em Parecis, onde a indúscalcario.usina.cassol.sónabença.16,4,15tria é privada, do César Cassol. Tem ainda em Nova Brazilândia, jazidas sem exploração, donos residem fora do Estado. Tem jazidas ainda em estudo de viabilidade no municipío de Chupinguaia. E virão ainda muitas outras riquezas minerais no Estado.  Rondônia a cada dia uma boa surpresa agradável. 

 

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.