Logo cedo fui na Fhemeron fazer o cadastro ao banco de doadores de medula, e também fazer um chamamento aos jovens, e todos aqueles que têm condições de doar sangue ou medula. Nesta quinta, dia 14, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Seja você de Porto Velho ou do interior, isso é de fundamental importância para ajudar doentes que realmente precisam de sangue e de transplante de medula óssea no futuro. É um gesto importante. Pra mim, simboliza muito. Sou da área de saúde e sei da importância real do sangue para as urgências, emergências e também a medula óssea. É um gesto humanitário global.
O café da manhã de hoje foi na casa do Ancião, Pedro e da esposa Dalva. No bairro Tiradentes. Uma família maravilhosa. Ele, mineiro de Frutal e ela é de Santa Helena de Goiás, mas estão há muitos anos em Rondônia. Aqui em Porto Velho a família cresceu. Três filhas, genros, netos e até bisnetos. Foi ótimo minha visita. Pedro é Ancião da Igreja Cristã e desenvolve um trabalho brilhante com a comunidade religiosa.
Entrevista ao Site Eu ideal – Dois jovens desse site de notícias que eu não conhecia. São meninos novos já abordando temas tão sérios, tão importante focados na juventude. Elegantes com perguntas criativas sem uma conotação crítica e nem elogiosa, neutra. Sobre rumos do Brasil, propósitos . Eu gostei. A entrevista foi longa. Fiquei impressionado e satisfeito com a desenvoltura desses jovens.
Entrevista na SIC TV – Record, Programa Câmara Mais com Renata Beccária e Adilson Norato. Essa entrevista dàs 11h alcança em casa, um público chegando para o almoço. Um programa de um menino muito simpático, comunicador dos melhores de Porto Velho. Adilson Norato também abordou tudo. Fez perguntas sobre a área da gestão pública de Rondônia, do Brasil, dos rumos do país, fez comentários. Nós fomos batendo um papo, um diálogo construtivo. Um programa muito bom.
O Papo de Redação é muito conhecido. Todo o Estado de Rondônia ouve. Inúmeras cidades. Ele tem uma rede de rádio no interior. Um programa de longo alcance. Na entrevista de hoje ele fez uma ponderação, mais ou menos um teste de conhecimento. Temas difíceis, desde a diplomacia, contatos comerciais, internacionais até mesmo a função do exército. Foi um debate aparentemente simples, mas de uma profundidade importante. Everton Leone, Beni Andrade, Sérgio Pires, professor Peixoto e Dr Fernando, e também Domingues Júnior (que está viajando) fazem do Papo de Redação, um programa popular e agradável.
No período da tarde fomos a Candeias do Jamari. Passei para cumprimentar o prefeito Luis Ikenohuci e lhe fazer uma visita. Gosto muito de Candeias e me preocupo muito com essa cidade, com essa gente. Por duas vezes já levei o meu gabinete para o Candeias. Atendi ali mesmo, na sala do Batalhão Ambiental do município auxiliando na correção de projetos. Candeias é um município que precisa de muito apoio do governo. No bate papo me acompanharam o amigo de longas datas, ex-prefeito do município, Pedro Beber e também o ex-secretário de Finanças do Estado, Wagner Garcia. Foi um conversa rápida, mas proveitosa.
Depois nos reunimos na Câmara Municipal com lideranças locais. Estavam os vereadores Ed Carlos (Presidente da Câmara) Marcos da Hora, Raimundo de Assis, Oseias, a presidente da associação comercial, Elba. O seu Silas, a dona Rita, a Francicléia, ex-secretária de educação municipal, o Dr. Parada, entre outros amigos. Deixo a todos um grande abraço, agradeço pelo apoio.