Hoje, em todas as escolas estaduais de Rondônia, é dia de eleição. A disputa para escolha de novas diretores. Pra mim, é o máximo. Bem diferente de quando o Governador ou outro agente político fazia a indicação que desejasse. Não existe mais a ditadura da imposição nas escolas estaduais. Não há mais cabo eleitoral de luxo pra ninguém, a partir deste modelo. A disputa democrática, acirrada em muitas escolas, com campanha com alunos, pais e trabalhadores da educação é oportuna, e com certeza ,trará bons resultados. O candidato fez compromisso. Falou e discursou para seus colegas. Expôs seu plano de gestão. Quem ganha é a escola, o aluno e o próprio Estado.
Um diretor de escola, é também um prefeito (a). É um gestor de conflitos todos os dias. E também de interesses. Os dois pratos da balança ficam oscilando, pra cima e pra baixo. Cabe ao diretor dar rumo, seguir em frente. Dar exemplo pessoal. Cuidar da escola. Transformá-la com seus recursos num ambiente agradável e acolhedor. A escola, na maioria dos bairros e cidades, é o equipamento público mais imponente. Quem passa na rua fica olhando pra escola. É uma referencia para os endereços. Onde você mora? – moro perto da Escola João Bento da Costa em Porto Velho. Ou da Escola Cora Coralina em Ariquemes. Ou da Escola Carmela Dutra em Porto Velho. Ou Cordeiro da Faria em Pimenta Bueno. E assim vai. O diretor gere pessoas, recursos financeiros, pais e alunos. O diretor não para. Sou contra muro na escola. Porque eu gosto de olhar da rua e ver a escola em movimento. Ver a criança tagarelando. Ver as coisas acontecerem.
A gestão é democrática. O diretor é escolhido no voto. Bem disse Anísio Teixeira, sobre a construção da democracia que deve ser perene. Ela só será possível e plena com a verdadeira democracia da escola pública. E então, o que o candidato, hoje, pode fazer, se eleito para a sua escola?Dou-lhes um conselho de vida. Continue dirigindo a escola democraticamente. Ouvindo os professores, mesmo o seu adversário de hoje. Pegando também as idéias dele. A cada 15 dias reunir para avaliar a gestão. Delegar tarefas para colegas. Recebendo sugestões práticas e boas idéias. Deixando as idéias inovadoras prosperarem. Não inibir as iniciativas que você não conheça, mas, pague pra ver. Ouvir os alunos. Compor uma equipe pequena para mediação dos conflitos entre alunos difíceis (se assim possa dizer, porque muitas vezes são alunos extraordinariamente inteligentes), colegas e professores. Aproveitar e saber gastar bem os recursos que chegam a escola. Saber comprar barato. Preferencialmente os produtos dos agricultores familiares e chacareiros para merenda escolar.
Não esquecer do esporte por toda parte, da arte.principalmente a música. E importante, montar uma equipe de busca ativa dos aluno faltosos. Ir atrás. Analisar o problema de cada aluno. Não deixar o aluno reprovar de ano. Criar um modelo diferente. O aluno passa de ano e fica devendo a matéria que não conseguiu a média para subir. O MAIS EDUCAÇÃO bem aproveitado. Fazer eventos e chamar os pais para ver os filhos se apresentando. Festas para os pais. Ter como meta o combate a desigualdade dentro da escola. Partir do principio que todos são iguais. Quando perceber um aluno bem pobre, vergonhoso da sua pobreza, encontre jeito para que ele se sinta igual, muitas vezes, patrocinando um par de tênis, um par de sapato que ele não tenha. Convide os parceiros da escola para se interessar por ela. Muita gente ganha dinheiro com a escola, por exemplo, papelarias, mercados, técnicos de manutenção, todos podem contribuir com a escola, para que se torne também – a ESCOLA DE TODOS. É isto, senhores e senhoras candidatas a diretores. O líder dá exemplo. Boa sorte.
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