PLANTAR CASTANHEIRAS

Home / Blog do Confúcio / PLANTAR CASTANHEIRAS

castanhanativa

Castanheira Enxertada

Certo dia, conversando com Divino Cardoso, Cacoal, fiz uma pergunta pra ele: – Divino – se você fosse governador do Estado, o que faria para deixar o seu nome na história do Estado? Ele pensou um pouco e me respondeu – plantaria 5 milhões de castanheiras. E Rondônia seria o maior produtor de amendoas do mundo. Eu fiquei com aquela resposta na cabeça. Plantei  3 mil mudas na minha fazenda. Fiquei estudando o assunto. Visitei um produtor entre os municipios de Cacoal e Espigão do Oeste, que por conta própria aprendeu a enxertar castanheiras. Vi as árvores mais baixas, mais frondosas, mais fáceis da coleta dos ouriços. E fiquei admirado.

Ano passado pedi o Sales da Sedam para plantar  o que pudesse, ali mesmo na área da Secretaria. Assim ele fez e hoje tem no viveiro 20 mil mudas. Que breve ele fará a distribuição. Mas, o reflorestamento com castanheiras deve ser incentivado mesmo. Não adianta distribuir mudas a torto e a direito, porque não dará certo. Há necessidade de um trabalho da Emater com os pequenos produtores, para que mais tarde, cada um  possa plantar e cuidar direitinho de pelo menos 20 árvores.

Mais recente, voltei a conversar com Chiquinho da Emater e com Sales para que pudessemos organizar o programa, para o próximo governo. Primeiro fazer as mudas. A proposta será a mesma feita por Divino – 5 milhoes de castanheiras. Mas, pra isto teremos que comprar castanhas até janeiro e iniciar o plantio em viveiros. Recomendo um viveiro na Colônia Penal de Porto Velho, viveiro de Ariquemes, Guajará-Mirim e Ouro Preto. Com isto faremos uma boa distribuição. Agora, é buscar a tecnologia da rápida germinação, do bom plantio e tocar o programa pra frente. E deixar este legado inspirado na sabedoria do mestre Divino Cardoso.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.